O trabalho de coleta de materiais inservíveis seguiu nesta semana em dois bairros da sede. Nesta quarta-feira (8/11) o Cata Bagulho é realizado no Dois de Julho e na Piaçaveira pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), e recolhe móveis e eletrodomésticos sem utilidade e recicláveis como vidro, papelão, madeira e plástico.

Através da internet, a dona de casa, Rosenei Pereira, 57 anos, ficou sabendo da ação e ficou atenta, esperando o caminhão passar para descartar um sofá e uma televisão. “Ouvi falar que tem esse caminhão que cata coisas que não tem mais utilidade em casa, aí fiquei esperando passar aqui no bairro”, ao final, ela ainda falou sobre a iniciativa, “é importante porque aqui eu não tenho onde jogar e eu não posso ficar jogando esses negócios aqui na frente da rua, trazendo perigo pra gente, como rato e outros bichos. Com esse carro aí ficou melhor, que a gente se desfaz das coisas e não junta lixo na porta”.

Também através da internet, só que pelo Instagram, a dona de casa Josete dos Santos, 42 anos, ficou sabendo da iniciativa. “Vi que estaria hoje aqui no bairro [Dois de Julho], a gente fez uma reciclagem aqui no quintal para descartar. Só de limpar essa sujeira do quintal pra mim foi tudo, foi muito bom”, afirmou a moradora que retirou materiais como bicicleta e patinete antigos.
O vice-prefeito, José Tude, também esteve presente para acompanhar o Cata Bagulho. A iniciativa acontece sempre às quartas-feiras, e, por causa do feriado da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro, não será realizada na próxima semana.

A coleta do Cata Bagulho não aceita entulho de obras e podas de árvores, que deve ser feita em um Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV), e lixo doméstico, que deve ter como destino a coleta diária regular. Orientações sobre a ação, são disponibilizadas pelo serviço do Disque Limpeza Urbana, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo número WhatsApp (71) 9.9951-0191, por mensagem de texto.