Oficina de Reciclagem estimula práticas sustentáveis no Ponto Certo

Com o intuito de disseminar conhecimento sobre a importância da reciclagem e promover ações sustentáveis no cotidiano, moradores dos conjuntos habitacionais Praia da Penha, Lucaia e Praia de Mutá, assim como das regiões circunvizinhas, foram agraciados com uma enriquecedora Oficina de Reciclagem, na tarde desta segunda-feira (13/11), no bairro Ponto Certo.

Foto: Josué Silva

A iniciativa, que também se alinha com as intervenções em andamento da Obra de Requalificação e Pavimentação da Estrada da Cascalheira (BA-531) e Via Parafuso (BA-535), contou com o apoio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).

A assistente social da Seinfra, Lívia Maria de Jesus, descreveu a importância da conscientização da comunidade para a conservação dos espaços públicos. “A gente quer incentivar os moradores a obter práticas sustentáveis, para ficarem atentos aos horários da coleta do lixo, sobre o que é a reciclagem para o meio ambiente e como podem usufruir dos benefícios dessa prática”, disse ela.

Foto: Josué Silva

Um dos facilitadores da oficina, Magno Neves, gerente de Educação Ambiental e Meio Ambiente (Geama) da Limpec, também comentou sobre a valorização do evento para a população. “A gente quer mostrar a importância da reciclagem, do descarte correto dos resíduos, e principalmente, a valorização do serviço dos catadores desses materiais recicláveis, e como essas práticas os ajudam no trabalho”, salientou.

A atividade buscou envolver a comunidade nas práticas de sustentabilidade, destacando a relação entre a reciclagem e o progresso ambiental, gerando entusiasmo pela conscientização e pela economia circular. Como foi o caso da autônoma Maria da Mercês, de 57 anos, residente do conjunto Praia de Mutá há nove, que revelou ter interesse na prática. “Me deu vontade de aprender a fazer essas vassouras, o sabão, tudo. Meu sonho é trabalhar com isso, incentivar as pessoas a cuidar do meio ambiente”, disse ao acrescentar que “a gente precisa aprender a cuidar, preservar, então eu achei isso lindo. Mostrar para o povo que é preciso esse cuidado e que a gente se beneficia muito no processo”.

Foto: Josué Silva

O evento integrou as ações propostas pelo Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental da Corporação Andina de Fomento (CAF), reforçando a ideia de que a comunidade desempenha um papel fundamental nas transformações positivas em sua localidade.