sexta-feira, 06 fev 2026

Prazo para regularizar título eleitoral termina nesta segunda; veja

- Publicidade -

Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para que eleitores em situação irregular regularizem seu título junto à Justiça Eleitoral. A medida é voltada a cidadãos que deixaram de votar, justificar a ausência e pagar a multa nas três últimas eleições consecutivas – considerando cada turno como uma eleição.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 5,1 milhões de brasileiros estão nessa condição. A maioria dos eleitores irregulares é composta por homens, que representam 58% do total.

A regularização pode ser feita online, por meio dos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais. O processo inclui a consulta da situação eleitoral e o cumprimento das instruções indicadas. Débitos quitados são registrados automaticamente. Já nos casos em que o eleitor declara não ter condições de arcar com a multa, o juiz eleitoral pode conceder isenção.

O atendimento presencial também está disponível nos cartórios eleitorais. Para isso, é necessário apresentar um documento oficial com foto, além de outros comprovantes como título eleitoral (ou e-Título), registros de votação, justificativas e comprovantes de pagamento ou dispensa de multa.

A regularidade do título eleitoral é requisito para acessar diversos direitos civis. Entre eles estão a emissão de passaporte e carteira de identidade, participação em concursos públicos, posse em cargos públicos, recebimento de salários de funções públicas e matrícula em instituições de ensino oficiais.

Quem está isento da regularização do título eleitoral

O cancelamento do título não se aplica a eleitores facultativos, menores de 18 anos, maiores de 70 ou pessoas não alfabetizadas. Também estão isentos indivíduos com deficiência que impeça o voto, quem teve justificativa aceita pela Justiça Eleitoral e pessoas falecidas (neste caso, a certidão de óbito deve ser levada ao cartório).

ARATU

Compartilhar:

Ecovita

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Mulher dada como morta pelo Samu por engano recebe alta, mas terá longa reabilitação

Após quase três semanas de internação, Fenanda Cristina Policarpo....

Câncer do colo do útero: Novo exame usa sangue menstrual para detecção

Uma descoberta publicada nesta quarta-feira, 4, no prestigiado Jornal...

Camaçari é contemplada com mais 160 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida

Camaçari vive um novo momento na sua política habitacional,...

Multas de trânsito podem ser trocadas por doação de sangue na Bahia

Uma proposta inovadora pode mudar a forma como motoristas...