sexta-feira, 07 nov 2025

Professor e estudantes de Camaçari embarcam para intercâmbio em Portugal

- Publicidade -

Para uma imersão de dez dias na Europa, um educador e quatro estudantes do 8º ano da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari embarcaram para Lisboa, em Portugal, nesta quarta-feira (5). O intercâmbio é uma ação da 9ª edição do Projeto “Era uma Vez… Brasil”, que já acontece na Bahia há nove anos e, pela primeira vez, Camaçari é contemplada.

Do município, viajam os estudantes Gabriel Cruz de Oliveira, do Centro Educacional Barra do Pojuca; Flávia Alessandra Santos, do Centro Educacional Reitor Edgard Santos; Welber Henrique de Jesus, da Escola Municipal Parque Verde; Pedro Lucas Alves, do Colégio Municipal Professora Lidia Coelho Pinto; e o professor Edson Santos Ferreira, da Escola Municipal Maria Quitéria.

Com o tema “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”, a iniciativa une educação, cultura e história, e convida jovens de todo o país a revisitar as origens do Brasil e compreender, de perto, as conexões entre as heranças africanas, indígenas e europeias na formação da identidade. Em Lisboa, o grupo de Camaçari fará visitas a museus, comunidades e espaços históricos que ajudam a compreender como o passado colonial moldou o país que somos hoje.

Além dos pontos históricos, o grupo visitará escolas portuguesas, o que proporcionará a troca de informações diretamente com estudantes e professores, contando sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros apresentarão ainda os produtos produzidos por eles durante etapas anteriores do projeto.

No município, o “Era uma Vez… Brasil” formou 76 professores e 400 estudantes participaram dos processos de vivência e criação promovidos pelo projeto, executado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91), conhecida como Lei Rouanet.

Realizado pela Origem Produções, o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), e demais cidades participantes, além do patrocínio do Grupo Moura, Jacobina Mineração Pan American Silver, Lwart Soluções Ambientais, RTE Rodonaves, Rocha e Zilor Energia e Alimentos.

Foto: Ascom Seduc

Compartilhar:

JN

Destaques

Mais Notícias
Notícias