O prédio do antigo Couto Maia, no bairro do Monte Serrat, foi desocupado no início da manhã desta sexta-feira (20) em ação com apoio da Polícia Militar da Bahia. Desde o dia 30 de novembro cerca de 100 famílias estavam no local.
Integrantes da ocupação relataram ao Correio e ao G1, que policiais militares chegaram ao local por volta das 4h30 e usaram gás de pimenta na ação. A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), informa em nota que a ação teria sido pacífica.
Em nota, o Governo do Estado afirma que “negociava a saída dessas pessoas do prédio público, que armazena cerca de R$ 25 milhões em equipamentos e materiais cirúrgicos utilizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para realização dos Mutirões de Cirurgias”.
Segundo o Governo do Estado, dentre as famílias que estavam no local, 25 são beneficiadas com o Aluguel Social. “Elas aguardam, dentro do prazo de entrega ainda vigente, as suas unidades habitacionais, asseguradas durante o processo de negociação pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Assistentes sociais desta secretaria realizaram o levantamento situacional das demais famílias, acompanhados pelas lideranças do movimento, a fim de possibilitar a inclusão delas no Cadastro Estadual da Casa da Gente”.
O prédio do antigo Couto Maia está em processo licitatório para reforma e adaptações para implantação do Hospital Estadual de Cuidados Paliativos. A unidade atenderá pessoas com doenças terminais, em sofrimento, como cânceres e falências de órgãos.