Com vasta programação, as atividades do Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day – WCD) 2024 movimentaram os quatro cantos do município nos últimos três dias. Pela primeira vez em Camaçari, o evento – considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo – teve como tema “Inteligências Plurais”.
O festival contou com apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio de diversas pastas, com atividades que aconteceram sexta, sábado e domingo (19, 20 e 21/4), realizadas em espaços, como o Horto Florestal Linaldo da Silva e o Residencial Praia de Mutá.
Já no primeiro dia, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) realizou no Horto Florestal Linaldo da Silva mais uma edição do Programa Ser Urbano Jovem, com objetivo de ampliar a informação dos diferentes públicos para temas que dizem respeito ao urbanismo tático, que tem como proposta a mudança da cidade através da arte, e dos mobiliários urbanos recicláveis.
Participante da palestra, a estudante da Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães, Maria Eduarda, fez uma avaliação positiva do evento. “Gostei muito de participar com meus amigos dessa nova experiência, que está nos proporcionando diversos conhecimentos”.
No sábado (20), segundo dia do festival, o Residencial Praia de Mutá, localizado no bairro Ponto Certo, recebeu a ação “Start Mutá | Dia Criativo!”, promovida pela Secretaria da Habitação (Sehab), com uma série de atividades, envolvendo crianças, jovens e adultos, entre elas aulão de zumba, recreação infantil, capacitações empreendedoras, plantio sustentável, além de oficinas urbanas e a iniciativa de limpeza coletiva “Eu Limpo Meu Espaço”.
A titular da pasta, Vivian Angelim, explicou sobre a escolha do local. “O Residencial Praia de Mutá está entre as comunidades, em situação de vulnerabilidade, inseridas no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), do governo federal, que necessita de ações de assistência social. Então, é muito importante ofertar iniciativas, realizadas de forma divertida, que potencializam a qualificação e a conscientização, e que, sobretudo, despertem o senso de pertencimento e coletividade nos moradores”, pontuou.
Entre as participantes, a dona de casa Gilda da Paz aproveitou para fazer o aulão de zumba, modalidade que já pratica há um ano. “Eu gosto muito de zumba, ajuda em tudo, na mente, na saúde do corpo, além de ser divertido. Como moradora, achei muito bom ter uma ação como essa aqui”, afirmou.
Ainda no mesmo dia, no Boulevard Shopping, a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) deu uma aula sobre o Aterro Sanitário para 20 alunos, com idade entre 5 e 6 anos, da Escola Municipal Clube de Mães.
O diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, foi um dos inspiradores do evento e falou sobre a relevância do WCD em Camaçari. “Estamos apresentando soluções viáveis para a destinação dos resíduos sólidos. Trouxemos uma maquete educativa e criativa, permitindo que as pessoas aprendam sobre o funcionamento do aterro sanitário, desde a chegada dos resíduos até o tratamento. Além disso, estamos priorizando discussões sobre reciclagem de materiais, o ciclo de consumo e o impacto na economia circular”.
Ainda como parte das atividades da Sedur na programação do WCD em Camaçari, sábado e domingo (21), no Horto Florestal Linaldo da Silva, aconteceu mais uma edição da Feirinha “Uma muda para transformar”.
O apoio da prefeitura se deu ainda por meio de outras pastas, com a realização de ações na Casa da Criança e do Adolescente, pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes); na Casa do Trabalho, pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec); e na Aldeia Hippie de Arembepe, pela Secretaria do Turismo (Setur).
A programação foi composta por painéis, oficinas, palestras, workshop, dentre outras atividades, que ocorreram ainda na Tabernáculo Church – Primeira Igreja Batista em Camaçari (PIBC); na Faculdade Anhanguera; e na Praça da Matriz de Vila de Abrantes.
Ascom