Com 2h18min49, o sexto melhor tempo do Brasil em maratona, pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), o atleta José Everaldo da Silva Mota, de 35 anos, espera ir mais longe e melhorar a marca na Maratona Internacional de Valência, na Espanha. A competição acontece no dia 16 de novembro e vai servir como treinamento para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que serão realizados em Toronto, no Canadá.
Atleta de elite, José Everaldo mora há 18 anos em Camaçari e espera representar bem o município e o país na competição. Para isso, ele treina todos os dias, no período da manhã e tarde, na via Parafuso ou nas Estradas da Cetrel ou Cascalheiras. Ele faz ainda treino de velocidade na praça da Simpatia.
“Agradeço muito por esta oportunidade e espero manter esta parceria. É difícil se manter no esporte e este incentivo é muito importante para os atletas”, observou o maratonista, ao agradecer o apoio da Prefeitura que custeou as despesas com passagens aéreas para o atleta participar da competição.
Em contagem regressiva para a competição, o atleta viaja na próxima segunda-feira (10/11) e tem cinco dias para se adaptar ao clima e o fuso horário diferente da cidade. “É uma responsabilidade muito grande participar de uma competição internacional, mas o que me dá certeza e confiança para atingir o meu objetivo é a determinação nos treinos”, destacou.
O maratonista José Everaldo também participou de outras competições internacionais e tem diversos títulos no currículo, dentre eles, o título de vice-campeão Sul Americano na Maratona Internacional de 2012, em Caracas, na Venezuela, o quinto colocado geral e melhor brasileiro na Maratona Internacional de São Paulo, em 2010 e a recente consagração como campeão na Maratona de Alagoas, neste ano.
OUTROS ATLETAS
Aos poucos, Camaçari tem se tornado um celeiro de atletas que tem se destacado em diversas competições nacionais. Os atletas Damião Nonato da Silva, de 37 anos, e Hélio Cassio Bispo dos Reis, de 32 anos, também conquistaram importantes títulos e vem representando o Município nas competições brasileiras de atletismo.
Corredores de fundo, modalidades do atletismo que correspondem as distâncias de 800 a 3.000 metros e de 5.000 metros a maratona, os atletas treinam juntos e vão disputar a Competição Volta de Aracaju, no dia 15 de novembro, cada um na sua modalidade. Com inúmeros títulos no currículo, eles esperam representar bem o Município e o Estado. “Espero estar entre os melhores da Bahia”, disse Damião Nonato.
Fonte: Ascom / PMC