O Teatro Cidade do Saber (TCS) recebe, nos dias 28, 29 e 30 de novembro – sexta-feira a domingo –, a 5ª edição do Bellydance Festival, um dos maiores festivais de danças Árabes do Brasil. Promovido pela professora, bailarina, coreógrafa e empreendedora cultural Angela Cheirosa, o evento conta com apoio da Secretaria de Cultura (Secult) e é considerado referência da modalidade, atraindo anualmente profissionais e praticantes de todo o país.
Para Angela Cheirosa, o festival celebra a diversidade e coloca o município como protagonista no cenário cultural nacional. “Eu sinto muito orgulho de tudo que foi construído em Camaçari nos últimos 15 anos, através da dança do ventre. Uma arte muitas vezes estigmatizada e que consegue resgatar vidas, promover autoestima e trazer a mulher de volta ao protagonismo da própria vida”, afirma.
Ao longo dos três dias, serão promovidas diversas atividades, desde shows e workshops a mostras e exposição de produtos relacionados à dança. Na sexta-feira (28), às 19h, o público poderá curtir o show de abertura Inspiração. A entrada é gratuita.
No sábado (29), o festival conta com dois momentos especiais, sendo o primeiro motivado pelo lançamento do audiovisual ‘Flor de Lótus – Quando elas dançam’, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc. O trabalho potencializa a história do Projeto Flor de Lótus, que há quase 15 anos proporciona à comunidade de Camaçari aulas gratuitas de dança do ventre. A entrada também é gratuita, e a exibição começa às 12h.
Ainda no sábado, às 19h, acontece o Show de Gala. O momento ganha destaque com a participação de profissionais de 18 estados, celebrando a arte e a diversidade. Os ingressos estão à venda por R$ 30 e podem ser adquiridos na bilheteria do TCS no dia do evento ou através do número (71) 98862-1844.
No domingo (30), a programação é dividida por workshops, a partir das 9h, e uma mostra de dança, às 14h, com entrada gratuita. Para o período da manhã, o acesso é mediante ingressos, que já estão esgotados.
O festival promete entregar muita dança, técnica e pluralidade. Na lista dos profissionais presentes estão a mestra internacional Esmeralda Colabone; a mineira Fernanda Costa; além dos músicos Bruno Braga, Márcio Said, Thaismary Ribeiro e Tami Samiri.
Foto: Fernanda Maia



