CETEP
domingo, 8 dezembro, 2024

Bibliotecas municipais incentivam a leitura e o lúdico na construção do conhecimento

- Publicidade -
CETEP
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h.. Foto: Jean Matos

 

A leitura sempre foi uma das principais e mais importantes ferramentas de conhecimento e transformação. Em um mundo cercado de atrativos tecnológicos, ler um livro, ou melhor visitar uma biblioteca se tornou uma prática de poucos adeptos. Por outro lado, para incentivar a leitura e ressignificar esse momento, a Prefeitura Municipal de Camaçari dispõe diversas literaturas os cidadãos camaçarienses.

Nas bibliotecas públicas municipais Jorge Amado e Infantojuvenil, é possível libertar a imaginação e deixar que ela passeie por contos e histórias sem a necessidade do suporte de um smartphone, por exemplo.

Os equipamentos são espaços pensados para incentivar crianças e adolescentes a nutrirem o hábito da leitura. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h.

 

Biblioteca Jorge Amado. Foto: Jean Matos

Biblioteca Jorge Amado – Reinaugurada há quase dois anos, a Biblioteca Jorge Amado, situada na Rua do Telégrafo, na Cidade do Saber, possui uma estrutura arrojada e bastante interativa, fazendo com que seja um ambiente aconchegante e acolhedor. Na entrada principal, no térreo, os munícipes e visitantes podem aproveitar para apreciar e se encantar com o memorial em homenagem ao escritor e renomado representante da literatura moderna brasileira de quem o equipamento carrega o nome.

Já no 1º andar do prédio, a estrutura conta com 250 metros quadrados, distribuídos em recepção, setor para empréstimo, salas para pesquisa, procedimento técnico, oficina e gibiteca, além de telecentro e banheiro adaptado. Lá, é possível encontrar obras literárias de todos os gêneros, sem contar que toda a sua bibliografia está disponível nas paredes da biblioteca. Para ter acesso a um dos livros de leitura do acervo para empréstimo, o cidadão deverá ir até o setor de empréstimo realizar um cadastro e em seguida escolher a obra desejada. O prazo para ficar com a obra em mãos é de sete dias.

Na biblioteca Jorge Amado, o cidadão ainda tem a possibilidade de participar de capacitações na área de informática e artes, fruto da parceria com a Associação Abraço, com a promoção de oficinas de ares, artesanato, manicure, designer de sobrancelha e maquiagem.

Biblioteca Infantojuvenil. Foto: Jean Matos

 

Biblioteca Infantojuvenil – A criançada tem a oportunidade de desfrutar dos livros, oficinas e participar das contações de histórias na Biblioteca Infantojuvenil, na Praça Abrantes. Próxima de completar 21 anos de história, o espaço contempla crianças que tenham entre 03 e 12 anos. Esta é uma boa oportunidade e local ideal para se divertir e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimento, além de interagir com outras crianças da mesma faixa etária através dos contos de história e oficinas de leitura.

Em um universo colorido, atrativo e rico de possibilidades, o pequeno Luis Gabriel, 8 anos, conta que a biblioteca é o seu espaço preferido. Lá, ele tem contato com a leitura e brinquedos, bem como com o seu jogo predileto, que é o xadrez. A mãe, Silvana Maria, conta que leva o filho no espaço toda semana desde quando ele tinha 5 anos. Ela observa que o contato de Luis com os livros o estimula a ler e adquirir conhecimentos diversos. “Quando ele vem, ele tem a oportunidade de viajar nas histórias dos livros”, conta.

Costa de Camaçari – Além da sede, os camaçarienses também podem usufruir das bibliotecas instaladas em Barra do Pojuca e Vila de Abrantes. Nos espaços, a população tem a oportunidade de usar o ambiente e fazer empréstimos dos livros sem precisar se dirigir até a sede do município, além de participar de oficinas de leitura.

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias

O Boticário presenteia Camaçari com carrossel iluminado neste Natal

A atração gratuita funcionará até 23 de dezembro na...

Governo autoriza concurso para a Polícia Federal

O governo federal publicou, na edição desta sexta-feira, 6,...

“Cultura gospel” pode virar patrimônio cultural imaterial da Bahia

A cultura gospel do movimento da religião evangélica pode ser reconhecida...