Camaçari sedia a 10ª Etapa Regional da Baja SAE Brasil

Camaçari sedia, neste final de semana, a 10ª Etapa Regional da competição Baja SAE Brasil. A competição sempre foi realizada no Município e vai acontecer entre os dias 6 e 8 de novembro, e vai reunir cerca de 300 pessoas no Estádio Armando Oliveira. Ao todo, foram inscritas 13 equipes do Norte e Nordeste do Brasil.

051115010327105754

O evento começa sexta-feira (06/11) com as apresentações orais dos projetos no IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) e prossegue sábado (07/11) com avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. Todas as atividades são realizadas simultaneamente. No domingo (08/11), acontece a prova mais esperada da competição, o enduro de resistência, seguida da premiação.

A Bahia conta com três equipes inscritas. A da UFBA (Universidade Federal da Bahia), da Estácio FIB e da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco). Todas terão de submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por engenheiros da indústria da mobilidade que atuam como juízes.

Denominados Baja SAE, os veículos são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP. Os carros são projetados e construídos pelos estudantes dentro das instituições de ensino.
A competição conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer).

Fonte: Ascom / PMC