O sistema de bilhetagem eletrônica, que facilita o acesso e uso do transporte público no município – Conecta Camaçari –, já emitiu 4.573 cartões de primeira via e realizou 10.444 trocas nos primeiros três meses de implantação. No mesmo período, foram registradas 7.169 transações por meio do aplicativo Kim, uma plataforma de mobilidade urbana que permite aos usuários recarregar o cartão de transporte e pagar passagens utilizando o QR Code.
A população pode ter acesso ao cartão eletrônico comparecendo à sede do programa, localizada no Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (Ciat), na Rua Costa Pinto, Centro. Para a emissão do cartão avulso não é necessária apresentação de documentação.
Para o cartão estudantil, é preciso apresentar um documento oficial com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que conste o CPF; além do comprovante de matrícula. Menores precisam estar acompanhados por um responsável legal. Para garantir o benefício, é preciso ser morador de Camaçari e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja ela localizada dentro ou fora do município.
Já para garantir o cartão de gratuidade, idosos com 65 anos ou mais devem levar RG ou CNH, que conste o CPF. Pessoas com deficiência (PcDs) que desejam solicitar a primeira via devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro de referência, apresentando laudo médico com o código da Classificação Internacional de Doenças (CID) da deficiência, RG, CPF e comprovante de residência. O cadastro será validado na Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari (Sedes). Aqueles que já possuem o cartão atualizado podem realizar a troca na sede do Conecta, apresentando o Vai Card e o RG.
Empresas que desejam emitir o cartão vale transporte para os colaboradores devem entrar em contato com o setor de Vale Transporte do Conecta, através do telefone (71) 3622-8788, também disponível no WhatsApp, ou pelo e-mail: empresas.conecta@camacari.ba.gov.br, para receber as orientações necessárias.
Ampliando o processo de bilhetagem para o público estudantil, entre os dias 4 e 15 de setembro, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT) realizou uma ação externa que atendeu instituições de cursos profissionalizantes e faculdades, resultando em cerca de 158 cadastros. Foram contemplados o Centro de Estudos Técnicos, Treinamentos Profissionais e Serviços (CETTPS), a Faculdade Estácio, e a Escola de Ensino Técnico Irmã Sheila.
Foto: Juliano Sarraf