CETEP
sábado, 7 dezembro, 2024

Centro Educacional Reitor Edgard Santos recebe oficina do Prefeito Amigo da Criança

- Publicidade -
CETEP
O evento reuniu cerca de 90 crianças com idades de 10 a 13 anos. Foto: Jean Matos

 

O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) promoveu, nesta quarta-feira (7), no Centro Educacional Reitor Edgard Santos, mais uma oficina conduzida por membros do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) do programa. O evento reuniu cerca de 90 crianças com idades de 10 a 13 anos.

Para Luiz Eduardo Santos, 13 anos, estudante do 8º ano, a oficina é uma oportunidade de debater temas importantes do ambiente escolar. “Nunca fui alvo de bullying, mas acho que trazer esses assuntos pra escola é importante pra encorajar os alunos a denunciarem. Já vi situações ruins acontecendo com colegas e pedi ajuda ao professor”, afirma.

Entre os jovens, também estava a pequena Itawana Vitória Cunha, 10 anos, que integra a turma do 5º ano, que questionou sobre qual deve ser a postura do aluno alvo de violência psicológica. “Essa era a dúvida da minha colega, mas como tem vergonha fiz questão de ajudá-la fazendo eu mesma a pergunta. Me solidarizo, pois já sofri com bullying, me chamavam de coisas que me deixava triste. Na hora ficava com raiva, mas eu respirava e bebia um pouco de água, porque eu não queria fazer nada de errado”, contou ao explicar que compartilhou a situação com a mãe. “Ela que cuida de mim e sabe a melhor coisa a ser feita”, concluiu Itawana.

Um dos palestrante, o servidor da Ouvidoria Municipal, Joniel Rios, explicou sobre a importância do órgão e como funciona. Primeira Infância foi o tema abordado pela terapeuta em renascimento e psicopedagoga, Mariana Amaral, que durante a sua participação falou sobre crenças limitantes, fazendo os jovens refletirem sobre o que pensam sobre si. Na ocasião, foi apresentado por ela um trecho do filme Desafiando Gigantes que traz analogias sobre dedicação, motivação e liderança.

A ação desenvolvida tem como objetivo estimular a criação e o aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas à promoção e à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, mediante suporte técnico aos gestores municipais que aderem à proposta, durante os quatro anos da gestão municipal, culminando no reconhecimento dos esforços realizados e dos resultados obtidos.

A cada oficina são abordados alguns dos 24 eixos temáticos necessários para a elaboração do documento.

 

Fonte: Ascom/PMC

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias

O Boticário presenteia Camaçari com carrossel iluminado neste Natal

A atração gratuita funcionará até 23 de dezembro na...

Governo autoriza concurso para a Polícia Federal

O governo federal publicou, na edição desta sexta-feira, 6,...

“Cultura gospel” pode virar patrimônio cultural imaterial da Bahia

A cultura gospel do movimento da religião evangélica pode ser reconhecida...