Cetrel colhe amostras do Rio Jacuípe para analisar contaminação

Técnicos da Cetrel estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mata de São João, na manhã desta segunda-feira (13) para colher amostras e analisar a qualidade da água que está sendo despejada no rio Jacuípe pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A iniciativa de fazer uma análise independente foi do presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Rossi (PR).

cetrel-ete-coleta-550x300

São despejados 50 mil litros de água tratada no rio por hora, e para proceder com a análise foram retiradas amostras de efluentes em três pontos diferentes. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) disse que também já fez inspeção e que aguarda os resultados.

A estação foi instalada em 2008 no bairro de Bom Jesus e mudou o cenário da região. Os moradores contam que as piscinas de tratamento deixam muito mau cheio no bairro e pode ser a maior causa da poluição do rio, antes próprio para o banho e a pesca.

O resultado dos testes saem em 20 ou 30 dias. Acompanharam a avaliação o prefeito Marcelo Oliveira e os vereadores Pastor Sandro e Jiló.

Fonte: Mais Região