Na manhã desta segunda-feira (03/11), a Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), realizou a abertura das atividades e comemorações do Novembro Negro, evento em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A programação será realizada até o dia 30 de novembro e inclui uma série de atividades de promoção da igualdade racial e combate ao racismo institucional.
Durante a abertura do evento, realizado no auditório da Prefeitura, o prefeito Ademar Delgado destacou a importância de aprofundar os debates para avançar nas políticas públicas de combate ao racismo e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Espero que o Novembro Negro propicie momentos de discussão em prol do respeito pela questão racial”, disse o gestor municipal ao citar uma das principais ações do movimento, o mapeamento dos Terreiros.
De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) foi colocado como meta central de trabalho desde o lançamento, no ano passado. “É preciso construir uma cultura de enfrentamento cotidiano de combate ao racismo”, frisou o secretário.
Presente no evento, o deputado estadual Bira Coroa (PT), disse que este é um momento ímpar na história do município que vai contribuir para a construção de políticas afirmativas de combate ao racismo. O representante da Assembléia Legislativa da Bahia ainda destacou a recente aprovação e sanção do Estatuto da Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa, em abril de 2014, ainda em fase de regulamentação. “Este é um instrumento importante para a implementação das políticas afirmativas e identitárias”, destacou.
Para o vice-presidente da Unegro (União de Negros pela Igualdade na Bahia), Everaldo Vieira, esta é uma forma de trazer a sociedade para o centro das discussões e promover a conscientização das pessoas a respeito da questão racial”, frisou.
A programação do evento de hoje foi concluída com o Seminário sobre Educação e Combate ao Racismo. Professores da rede municipal e estadual abriram o debate sobre a questão do racismo no ambiente escolar. À tarde, até às 17h, acontece a aula inaugural do curso de História da África voltada para funcionários públicos do PCRI e professores da rede pública municipal. Dividido em quatro módulos, o curso tem carga horária total de 180 horas e abordará sociedades e civilizações do século I até o XVIII.
A abertura do evento foi prestigiada pelos secretários municipais de governo, Sergio Paiva, de Relações Institucionais, Anderson Santos, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento Social, Mozart Vivas, além do superintendente da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes), Claudécio Taroba e do ouvidor municipal, Temistócles Vieira.
Marcaram presença também a deputada estadual Luiza Maia (PT) e os vereadores Gilvan Souza (PT) e Marcelino Filho (PT), além de alunos da rede municipal e representantes da Religião de Matriz Africana e movimentos negros do Município.

PROGRAMAÇÃO
04 a 07/11 – 8h30 – Oficina: Toços, Turbantes e Ojás / Local: Casa do Trabalho
08 a 16/11 – 9h30 – Exposição de Artes Plásticas: Feminina Arte Negra – Rose
Mafalda / Local: Teatro Cidade do Saber
12 e 13/11 – 9h – Oficina: Fitoterapia / Local: Auditório da Cidade do Saber
17/11 – 14h – Lançamento: Observatório de Combate ao Racismo / Cartilha de
Combate ao Racismo em Ambiente Escolar / Local: Edifício Mont Blanc
18 a 21/11 – 10h / 15 h – Cinema Negro / Local: Escolas e Biblioteca Central Jorge
Amado
19/11 – 8h – Emunde – Encontro de Afro Negócios / Local: Auditório da Cidade do
Saber
20/11 – 9h – Sessão Especial da Consciência Negra / Local: Câmara Municipal
21/11 – 9h – PCRI – Feira da Saúde em Especialidade / Local: Casa da Criança
13h – Ato da consciência Negra / Local: Praça Abrantes
14h – Seminário: Anemia Falciforme / Auditório do Cuidar/Unifal
22/11 – 9h – Diálogo Inter Religioso / local: Casa do Trabalho
19h – Show: Negros Evangélicos / local: Gleba C
23/11 – 19h – Missa Afro / local: Catedral São Tomaz de Cantuária – Praça
Desembargador Montenegro
24/11 – 15h – Xirê de Rua / local: Praça Desembargador Montenegro
25 e 26/11 – 9h – Oficina: PCRI – Juventude Viva / local: auditório da Prefeitura
27/11 – 14h – Lançamento: Mapeamento Municipal dos Terreiros / local: auditório da
Cidade do Saber
28/11 – 9h – Seminário: Mulher Negra / local: auditório da Cidade do Saber
15h – Cortejo Negro / local: praça da Simpatia (saída) a praça Abrantes
(chegada) com participação de Adão Negro
29 e 30/11 – 9h – Parada Cultural Negra / local: Burissatuba
30/11 – 8h – III Batizado e Troca de Graduações de Capoeira – Associação de Capoeira e Cultura Brasileira / local: Teatro Alberto Martins
Fonte: Ascom / PMC