Deon, atacante do Bahia de Feira, morre após passar mal em treino

Um episódio triste marcou o futebol baiano nesta quarta-feira (9): a morte do atacante Deon, do Bahia de Feira. O jogador passou mal durante um treino do time, que se prepara para disputar as oitavas de final da Série D, e faleceu.

A equipe fazia atividades na Arena Cajueiro, palco do jogo de sábado contra o Nacional-AM, quando Deon caiu em campo. O atleta ainda foi levado para um hospital em Feira de Santana, em vão.

Nascido em Itapicuru, município baiano na divisa com Sergipe, Deon tinha 36 anos e era um centroavante muito conhecido no estado. Revelado na base do Bahia, chegou a disputar 11 jogos como profissional do Esquadrão entre 2006 e 2008 (anotou quatro gols) antes de fazer carreira no interior.

Ele jogou no Fluminense de Feira, Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Serrano, Flamengo de Guanambi, Jacobina e, desde 2018, formava o ataque do Bahia de Feira, clube pelo qual foi vice-campeão baiano em 2019 e 2021. Fora do estado, vestiu também as camisas de Tupi-MG e Vila Nova-GO.

Em 2023, o atacante participou de 23 jogos, entre Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Série D. Marcou cinco gols. A última partida dele foi contra o Potiguar, no último sábado, pelo mata-mata da quarta divisão nacional. O Bahia de Feira venceu por 1×0 no tempo normal e se classificou nos pênaltis.

O Bahia de Feira divulgou uma nota de pesar. “É com imenso pesar que a Associação Desportiva Bahia de Feira comunica o falecimento de José Aldean Oliveira de Jesus, nosso atacante, motivo de tanto orgulho para o time e para nossa cidade. Deon, como era conhecido, foi um jogador exemplar e sempre será lembrado por todos nós. A família Bahia de Feira lamenta profundamente essa perda”.

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) determinou que seja cumprido um minuto de silêncio em todos os jogos que serão realizados no estado no final de semana, em homenagem póstuma ao atacante.

“A FBF se solidariza com os familiares de Deon e a Associação Desportiva Bahia de Feira pela perda irreparável para o futebol baiano. Era um atleta com uma bonita carreira e muito ainda a conquistar. Que Deus conforte os corações dos familiares e amigos”, comentou o presidente da FBF, Ricardo Lima.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também lamentou o óbito através do site oficial da entidade. “Meus sentimentos aos familiares, amigos e parceiros de clube de Deon, neste que é um dia triste para o futebol”, disse o presidente Ednaldo Rodrigues.

Fonte: Correio