O comércio da Região Metropolitana de Salvador (RMS) abrirá de maneira unificada a partir de segunda-feira (27). A retomada na data pré-estabelecida foi confirmada durante o 4º encontro entre prefeitos e prefeitas da RMS nesta quinta-feira (23), em São Francisco do Conde.
“Hoje, graças a Deus, unificamos aqui a decisão. Dia 27 cada município vai implantar a primeira parte do seu protocolo e o prefeito aqui deixa um recado e um pedido: para nós seguirmos as regras sanitárias, do uso obrigatório de máscara, de usar o álcool em gel, sempre, se possível, lavar as mãos, manter o distanciamento de dois metros e, também, testar a temperatura das pessoas. Aqueles que estiverem com a temperatura alta, o município vai deixar à disposição desses comerciantes os testes rápidos”, afirmou o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM).
A exceção fica por conta dos municípios com população abaixo de 40 mil habitantes e quadro promissor nos dados de contágio pela Covid-19. Sendo assim, os prefeitos decidiram que o comércio em Madre de Deus, Pojuca e São Francisco do Conde darão início à retomada das atividades econômicas já nesta sexta-feira (24).
“Esta decisão está sendo tomada em conjunto e com base nas recomendações apresentadas pelo Governo do Estado, que estipulou o mínimo de 25% de leitos de UTI desocupados, por cinco dias consecutivos, como critério para a retomada do comércio”, informou Elinaldo, acrescentando que tem reunião agendada com o governador Rui Costa nesta sexta, por videoconferência, para avançar nas tratativas sobre o assunto.
Saiba quais estabelecimentos serão contemplados na primeira fase de flexibilização:
- Comércio tipo I – Funcionamento das 08h às 13h
Tecidos; armarinhos; eletrodomésticos; eletrônicos; informática; móveis; artigos para escritórios; estúdios de revelação e impressão fotográficas; gráficas; papelarias e livrarias; colchões; artigos para festa; chocolates e bombonieres; tabacarias; floriculturas; bancas de jornais e revistas; e comércio de animais vivo.
- Comércio tipo II –Funcionamento das 13h às 18h
Vestuário; cama, mesa e banho; artigos esportivos; utilidades do lar; calçados, bolsas e demais acessórios; cosméticos e perfumarias; e joalherias e bijuterias.
A partir do dia 27 passam a funcionar com novos horários os seguintes setores da economia:
- Shoppings – 13H ÀS 20H
- Bares, restaurantes, lanchonetes – 11h às 14h (a partir desse horário delivery)
- Gêneros alimentícios – 7h às 14h
- Feiras livres para gêneros não alimentícios – 14h às 18h
- Ambulantes para produtos não alimentícios – 7h às 18h
- Ambulantes para produtos alimentícios – 14h às 18h
- Atividades religiosas – 10h às 20h
- Escritórios e repartições públicas – 9h às 16h
- Academias, salões de beleza, estética – horário mais ampliado para evitar aglomerações.