Equipe formada por alunas do Ifba Camaçari é selecionada para o Power4Girls

Estudantes de Camaçari têm sido destaque em diversas ações nacionais. Dessa vez, uma equipe formada por quatro estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) – Campus Camaçari foi selecionada para o Power4Girls – Empower to Lead!, programa de formação, que eleva o potencial de jovens meninas líderes, convertendo suas aspirações em ação.

Das 215 equipes inscritas, elas ficaram entre as 20 escolhidas. Com o nome “Filhas de Mahin”, o grupo, que é composto pelas alunas do 3º ano, do curso Técnico em Informática, Adriely Almeida Pereira, Ana Vitória Alves de Sousa e Maize Costa da Silva, todas com 18 anos, além de Alana Sales da Silva, de 17, conta com orientação da professora de química do instituto, Verônica Maciel Bispo.

Este ano, o tema do programa é “Economia Circular e Sustentabilidade”. Nessa perspectiva, a equipe desenvolveu o projeto “SusEcos”, que se trata de um aplicativo (App) que, através do uso de inteligência artificial (IA), identifica objetos e suas características, e quando o objeto é colocado diante da câmera, o App descreve ao usuário como o material pode ser reutilizado ou a forma correta de descartá-lo, promovendo a sustentabilidade.

Como forma de integrar dinâmica, acessibilidade e função a todos os públicos, o App conta, ainda, com um jogo interativo, que ensina sobre resgatar, reutilizar e cuidar dos materiais e da natureza. A intenção é que o aplicativo possa servir de forma didática em aulas práticas e de pesquisa, para todos os níveis de ensino.

Para a realização do projeto as alunas levaram em consideração dados preocupantes a respeito do descarte de resíduos no país, e sobre o aquecimento global. A intenção é que sejam reduzidos os impactos negativos no meio ambiente, através do reaproveitamento.

O Power4Girls oferece um currículo abrangente que inclui workshops, mentorias, projetos práticos e atividades de networking, todos desenhados para fomentar a liderança, criatividade e habilidades de resolução de problemas. Ao decorrer do processo de desenvolvimento do projeto, até novembro, a equipe contará com aulas especiais, palestras e oficinas sobre diversos assuntos, tutoria de mentores e especialistas.

No fim de novembro, a equipe “Filhas de Mahin” participará, em Brasília, de uma feira de inovação focada na apresentação dos protótipos desenvolvidos, oficinas complementares, apresentações em formato de pitch (direto e curto) do trabalho final, entrega de certificados e a conclusão do programa. O encontro presencial incluirá a avaliação final do Power4Girls, com entrega de prêmios.

O Programa Power4Girls – Empower to Lead! é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos (EUA) no Brasil, em parceria com o Instituto Gloria e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

O objetivo é empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, inovação e responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século XXI. A ação é voltada para alunas de instituições das redes técnicas de ensino de todo o país, que buscam de forma criativa solucionar problemas da humanidade.