Em um pronunciamento na tarde desta terça-feira (22/2), o presidente americano, Joe Biden, anunciou sanções contra a Rússia de Vladimir Putin, depois que o Kremlin reconheceu a independência de duas regiões ucranianas, Donetsk e Luhansk, e anunciou que enviaria o que qualificou como “tropas de paz” para a área na segunda.
Nesta terça, Putin recebeu sinal positivo do Parlamento russo para enviar tropas adicionais à área. Os novos eventos representam uma escalada na situação de tensão na região, que começou no fim do ano passado, quando o Kremlin estacionou numerosas tropas na fronteira com a Ucrânia.
Segundo Biden, a movimentação militar russa na região ucraniana é o “começo de uma invasão”. “Quem, em nome de Deus, Putin pensa que lhe dá o direito de declarar novos autoproclamados países?“, questionou o presidente americano no discurso, no qual disse também que Putin “distorce a história” e “não tem real interesse em diálogo.
“A Rússia levou suprimentos de bolsas de sangue e equipamentos médicos para uma posição na fronteira. Você não precisa de sangue a menos que planeje começar uma guerra“, afirmou Biden.
As sanções econômicas de Biden atingem duas instituições financeiras russas – os bancos VEB e PSB, incluindo 42 subsidiárias – e impedem negociação de novos papéis da dívida pública russa no mercado.
“Isso significa que cortamos o governo da Rússia das finanças ocidentais. A Rússia não pode mais levantar dinheiro do Ocidente e não pode negociar sua nova dívida nos mercados americanos e europeus“, disse Biden.
Biden lembrou que são medidas mais duras que as tomadas em 2014, quando a Rússia anexou a região ucraniana da Crimeia.
Até ontem, a Casa Branca vinha mostrando cautela em adotar o termo “invasão” – mencionando apenas “uma flagrante violação aos compromissos internacionais”, uma vez que forças militares russas já estão nas áreas de Donatsk e Luhansk também desde 2014.
Sanções europeias
As novas sanções americanas se juntam a ações que governos europeus também tomaram nesta terça. O primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, anunciou nesta terça a interrupção do processo de certificação do gasoduto Nord Stream 2, que está pronto, mas ainda não em operação.
Apesar disso, um aumento no custo do combustível já deve ser sentido pelos europeus, que dependem largamente da Rússia para se abastecer do produto.
Ao comentar a medida, o ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dimitri Medvedev, ironizou: “Bem, bem-vindo ao admirável mundo novo onde os europeus vão muito em breve pagar 2 mil euros por mil metros cúbicos de gás natural!“. Em setembro de 2021, mil metros cúbicos de gás custavam cerca de 800 euros.
Biden reconheceu os custos das sanções em relação aos combustíveis, e afirmou que ele e os aliados lutam para que o impacto delas recaia sobre a Rússia, e não sobre o povo americano ou europeu.
Já o premiê britânico, Boris Johnson, anunciou sanções contra cinco bancos russos e três bilionários. O primeiro-ministro disse que as ações da Rússia equivalem a uma “nova invasão” do país, após a anexação ilegal da Crimeia e Sevastopol, em 2014.
Johnson disse aos parlamentares que o Reino Unido agora deve “se preparar para uma crise prolongada” e que a “primeira leva” de sanções será estendida se a situação piorar.
Os bancos russos alvos de sanções britânicas são Rossiya, IS Bank, General Bank, Promsvyazbank (que supostamente detém 70% dos contratos de defesa russos) e Black Sea Bank.
“O que (Putin) está fazendo vai ser um desastre para a Rússia“, afirmou Johnson, prevendo que o país atinja um “status de pária” se novas ações militares acontecerem na Ucrânia.
Em conjunto, a União Europeia anunciou sanções sobre os 351 representantes da Duma, a câmara baixa do Parlamento russo, que aprovaram a independência de Donetsk e Luhansk: estão todos proibidos de viajar para o bloco europeu e seus investimentos na área foram congelados. Putin, no entanto, não foi alvo de punição.
Fonte: BBC