terça-feira, 21 out 2025

Evangelismo e prevenção se unem no Outubro Rosa em Camaçari

- Publicidade -
Empreender Mulher 2025

O mês de outubro é conhecido como um período dedicado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, por meio do movimento Outubro Rosa. Celebrado mundialmente desde a década de 1990, o principal objetivo é promover o acesso à informação, incentivando o cuidado e a atenção à saúde das mulheres.

No Brasil, o mês de outubro foi escolhido para a campanha Outubro Rosa a partir de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa pela primeira vez. A partir de 2008, a campanha se fortaleceu em diversas cidades brasileiras e, em 2018, foi oficializada pela Lei nº 13.733. O movimento se inspirou em campanhas de conscientização iniciadas nos Estados Unidos na década de 1990.

Linha do tempo da campanha:

  • Início no Brasil (2002): iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

  • Fortalecimento (2008): expansão das ações em várias cidades.

  • Oficialização (2018): oficialização pela Lei nº 13.733, de 16 de novembro.

  • Origem mundial: movimento iniciado nos Estados Unidos na década de 1990.

A campanha também tem ganhado força na Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD) em todo o Brasil. Na sede regional da IIGD em Camaçari, por exemplo, o grupo Mulheres que Vencem (MQV) promoveu o Evangelismo Outubro Rosa neste sábado (18).

“O objetivo do evangelismo Outubro Rosa é conscientizar as mulheres sobre o cuidado com o corpo, que é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19), e destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica irmã Alaide Almeida, líder do grupo do MQV de Camaçari.

“Para as mulheres de Camaçari, queremos contribuir oferecendo apoio espiritual, com mensagens de fé e esperança, enfatizando que só em Jesus encontramos o caminho, a fé, a cura e a força para vencer”, completa.

Para Claudia Rosana, esposa do pastor Ailson Muniz, líder regional da IIGD em Camaçari, a ação vai além de servir às pessoas.

“Quando nos importamos com o próximo, é impossível Deus não honrar nossa vida. Entendo que a Igreja tem um propósito. Ao exercermos o amor a Deus e ao próximo, as bênçãos vêm sobre nós, sobre nosso ministério e nossa família”, afirma.

Segundo ela, além de incentivar o autocuidado, projetos como esse revelam o quanto cada mulher é especial para Deus.

“Nosso intuito é mostrar às mulheres que elas não vieram a este mundo por acaso. Não podemos esquecer da palavra do Senhor, nem cultivar sentimentos ruins. Devemos ser otimistas e confiar sempre em Deus”, ressalta.

O trabalho realizado pelo grupo MQV em Camaçari rendeu frutos. As integrantes saíram pelas ruas do centro da cidade orando, levando a palavra e conscientizando mulheres sobre a importância do cuidado.

“Preparamos uma equipe para evangelizar, conscientizar, orar, dar um abraço e levar a palavra do Senhor. Encontramos muitas mulheres sedentas da presença de Deus”, conta irmã Alaide.

“Também preparamos uma caixinha com mensagens da palavra do Senhor para as mulheres tirarem. Muitas se emocionaram ao ler, acreditando que aquela mensagem era uma resposta enviada do céu”, acrescenta irmã Sandra.

A fé pode ser uma grande aliada no enfrentamento do câncer. Muitas mulheres encontram em Deus conforto e esperança durante os momentos de adversidade.

“Para lembrar: houve uma mulher na Bíblia que, há 12 anos, sofria com uma doença. Ela padecia de hemorragia, mas quando ouviu falar de Jesus, buscou-o com fé e foi curada”, finaliza missionária Claudia Rosana.

A Igreja Internacional da Graça de Deus, fica localizada na Rua Adelina de Sá, 496, centro de Camaçari.

Redação Nossa Metrópole / Vilsana Almeida

Compartilhar:

JN

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Camaçari deve ter um dia com pancadas leves nesta terça-feira (21)

Camaçari (BA) deve ter um dia com chuva localizada nesta...

Vereadores de Camaçari participam do lançamento do projeto do novo CT do Bahia

Foi anunciada, na manhã desta segunda-feira (20/10), a construção...