CETEP
quarta-feira, 16 outubro, 2024

IPR/DNIT e Superintendência da Bahia implementam novos trechos PRO-MeDiNa na Bahia

- Publicidade -
CETEP

A experiência será utilizada como modelo para a expansão de segmentos experimentais em outros estados do país

Técnicos do Instituto de Pesquisas em Transporte (IPR/DNIT) e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), implementaram mais dois segmentos experimentais PRO-MeDiNa no Estado da Bahia.

No momento, existem dois tipos de modalidade do PRO-MeDiNa. A primeira modalidade utiliza obras em execução para a implantação dos segmentos experimentais. Já na segunda modalidade, denominada como PRO-MeDiNa B, são avaliados segmentos de rodovias em operação e com baixo índice de defeitos, sendo uma alternativa mais ágil para a ampliação da coleta de dados e para o monitoramento de pavimentos em diferentes situações funcionais e estruturais, visando o aperfeiçoamento da função de transferência do novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa).

Os segmentos implementados estão localizados no km 217 da BR-407/BA e no km 265 da BR-235/BA. Eles possuem 200 metros de extensão e serão monitorados, anualmente, por meio da avaliação estrutural e funcional do pavimento. As primeiras avaliações desses segmentos foram realizadas durante a visita do IPR, com os levantamentos de área trincada e afundamento de trilha de roda, avaliação da macrotextura (mancha de areia), avaliação da microtextura (pêndulo britânico) e levantamento das bacias de deflexões do pavimento por meio do ensaio de viga Benkelman. Posteriormente, será realizada a coleta e caracterização das camadas do pavimento.

A experiência da Bahia, que já conta atualmente com 10 segmentos PRO-MeDiNa B, será utilizada como modelo para a expansão de segmentos experimentais em outros estados do país. Em breve o DNIT também irá implementar no Ceará segmentos no modelo PRO-MeDiNa B.

Além de ações internas, o IPR também tem buscado parcerias com os DERs, visando expandir o programa para as rodovias estaduais em todo o Brasil.

Foto: Reprodução

PRO-MeDiNa é um programa de Implantação e Monitoramento dos Segmentos Experimentais visando avaliar o comportamento do pavimento e aperfeiçoar a calibração do software MeDiNa. Este acompanhamento ocorre no âmbito do DNIT por meio do IPR/DPP contando com o apoio das respectivas Superintendências Regionais do DNIT onde os segmentos estiverem sendo executados.

O procedimento para implantação dos segmentos experimentais do programa PRO-MeDiNa se divide em três fases: construção, monitoramento e tratamento dos dados.

Para orientar a implantação e o monitoramento dos segmentos experimentais visando avaliar o comportamento do pavimento e o aperfeiçoamento da calibração do MeDiNa foi elaborado o Guia para Monitoramento dos Segmentos Experimentais – PRO-MeDiNa (Publicação IPR 749).

Este manual foi revisado e encontra-se disponível a seguir a 2ª edição. Nesta nova edição buscou-se aprimorar as recomendações quanto à execução dos ensaios laboratoriais e de levantamentos de campo. Também foi realizada a atualização de documentos normativos e de informações relacionadas à coleta de materiais, além de um melhor detalhamento dos procedimentos de monitoramento pós-execução, com o propósito de contribuir de maneira mais efetiva para o êxito dos trechos experimentais.

Gov.br

 

  Foto: Reprodução

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Nova variante da Covid é encontrada em pacientes no Rio; saiba mais

Pacientes do Rio de Janeiro foram diagnosticados com uma...

Pela primeira vez em Camaçari,o fenômeno Ítalo Sena,o rei das pegadinhas

Alô, Camaçari! Pela primeira vez na cidade, o fenômeno Ítalo...

Adolescente é apreendido com drogas pela PM em Camaçari

Policiais militares da CIPT/Rondesp RMS apreenderam drogas com um...