sexta-feira, 10 out 2025

Oficina na Cidade do Saber envolve crianças no universo da robótica

- Publicidade -
Comcal pisos

Olhares atentos, curiosos e cheios de encantamento. Assim as crianças que participam da oficina gratuita de Robótica com LEGO deram início à jornada de aprendizado, nesta quarta-feira (8). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura (Secult), através do Laboratório Maker da Cidade do Saber, e contempla pequenos amantes do universo tecnológico, com idades entre 8 e 12 anos.

Ao longo das aulas, os participantes serão conduzidos na construção de robôs com kits LEGO, além de objetos como carrinhos, guindastes e cataventos, transformando ideias em projetos, desenvolvendo habilidades práticas, raciocínio lógico e senso de colaboração.

Pedro Paulo de Jesus, 11 anos, por exemplo, contou estar bem entusiasmado com a oportunidade de aprender mais sobre a robótica. “Acho uma área bem interessante e já tinha pesquisado sobre o assunto, mas nunca tive a oportunidade de fazer uma aula. Agora espero aprender várias coisas novas”, disse o menino, morador do bairro da Gleba A.

Esse também é o primeiro contato de Lara Sophia Guimarães, 8 anos, com a robótica. “Gosto desse tema e estou animada para saber mais, principalmente em como montar um robô. A primeira aula já está bem legal”, afirmou a residente do Mangueiral.

Já para Anderson Ribeiro Lantiê, 12 anos, a oficina é uma possibilidade de adquirir mais conhecimento. “Faço aula e integro a equipe de robótica da minha escola. Gosto de programar robôs e estou animado para poder aprender ainda mais”, contou.

O pai do garoto, Anderson Lantiê Ribeiro, 45 anos, também avaliou de forma positiva a iniciativa da Cidade do Saber. “É uma forma dele desenvolver para a área da tecnologia e também interagir em grupo. Essa ação é importante pois ainda há pouca oferta de ensino de robótica, então é fundamental pois amplia essa perspectiva para a cidade”, destacou o professor de Educação Física e Robótica, que é morador de Barra do Jacuípe.

A coordenadora do Laboratório Maker, Ana Nery dos Santos, enfatizou sobre a proposta da oficina. “Aqui eles entendem sobre a robótica através do ambiente diário. Desenvolverão habilidades como a de criar, inovar, trabalhar em equipe, desenvolver o pensamento computacional e crítico, raciocínio lógico, aprendizagem prática e resolução de problemas” pontuou, ao acrescentar que a ideia do laboratório é ampliar as ações para atender diversos públicos.

Este foi o primeiro dos três encontros, que também acontecem nos dias 15 e 22 de outubro. O monitor do laboratório, Davi Lira, é um dos instrutores da oficina e explicou sobre o que os alunos aprenderão em cada aula. “Hoje foi feita introdução ao lego e à mecânica, abordando sobre polias, correias e engrenagens, por exemplo. No segundo encontro, as crianças vão aprender sobre eletrônica. Já na última aula, será feita a junção disso para fazer o robô com rodinhas andar”.

Ao todo, foram ofertadas 60 vagas para a Oficina de Robótica com LEGO, incluindo para pessoas com deficiência (PcD). As turmas matutinas acontecem das 9h às 11h, e as vespertinas, das 14h às 16h.

Fotos: Patrick Abreu

Compartilhar:

Ecovita

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Vazou! Saiba quem matou Odete Roitman em Vale Tudo

Quem matou Odete Roitman? Essa pergunta vai ser respondida em...

Rodoviários da Avanço Transportes anunciam greve na Região Metropolitana a partir de terça

Os trabalhadores da empresa Avanço Transportes decidiram paralisar todos os serviços...

Horto Florestal de Camaçari passa por manutenção

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de...