Olhares atentos, curiosos e cheios de encantamento. Assim as crianças que participam da oficina gratuita de Robótica com LEGO deram início à jornada de aprendizado, nesta quarta-feira (8). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura (Secult), através do Laboratório Maker da Cidade do Saber, e contempla pequenos amantes do universo tecnológico, com idades entre 8 e 12 anos.
Ao longo das aulas, os participantes serão conduzidos na construção de robôs com kits LEGO, além de objetos como carrinhos, guindastes e cataventos, transformando ideias em projetos, desenvolvendo habilidades práticas, raciocínio lógico e senso de colaboração.
Pedro Paulo de Jesus, 11 anos, por exemplo, contou estar bem entusiasmado com a oportunidade de aprender mais sobre a robótica. “Acho uma área bem interessante e já tinha pesquisado sobre o assunto, mas nunca tive a oportunidade de fazer uma aula. Agora espero aprender várias coisas novas”, disse o menino, morador do bairro da Gleba A.
Esse também é o primeiro contato de Lara Sophia Guimarães, 8 anos, com a robótica. “Gosto desse tema e estou animada para saber mais, principalmente em como montar um robô. A primeira aula já está bem legal”, afirmou a residente do Mangueiral.
Já para Anderson Ribeiro Lantiê, 12 anos, a oficina é uma possibilidade de adquirir mais conhecimento. “Faço aula e integro a equipe de robótica da minha escola. Gosto de programar robôs e estou animado para poder aprender ainda mais”, contou.
O pai do garoto, Anderson Lantiê Ribeiro, 45 anos, também avaliou de forma positiva a iniciativa da Cidade do Saber. “É uma forma dele desenvolver para a área da tecnologia e também interagir em grupo. Essa ação é importante pois ainda há pouca oferta de ensino de robótica, então é fundamental pois amplia essa perspectiva para a cidade”, destacou o professor de Educação Física e Robótica, que é morador de Barra do Jacuípe.
A coordenadora do Laboratório Maker, Ana Nery dos Santos, enfatizou sobre a proposta da oficina. “Aqui eles entendem sobre a robótica através do ambiente diário. Desenvolverão habilidades como a de criar, inovar, trabalhar em equipe, desenvolver o pensamento computacional e crítico, raciocínio lógico, aprendizagem prática e resolução de problemas” pontuou, ao acrescentar que a ideia do laboratório é ampliar as ações para atender diversos públicos.
Este foi o primeiro dos três encontros, que também acontecem nos dias 15 e 22 de outubro. O monitor do laboratório, Davi Lira, é um dos instrutores da oficina e explicou sobre o que os alunos aprenderão em cada aula. “Hoje foi feita introdução ao lego e à mecânica, abordando sobre polias, correias e engrenagens, por exemplo. No segundo encontro, as crianças vão aprender sobre eletrônica. Já na última aula, será feita a junção disso para fazer o robô com rodinhas andar”.
Ao todo, foram ofertadas 60 vagas para a Oficina de Robótica com LEGO, incluindo para pessoas com deficiência (PcD). As turmas matutinas acontecem das 9h às 11h, e as vespertinas, das 14h às 16h.
Fotos: Patrick Abreu