sexta-feira, 28 nov 2025

Semu dá início às aulas da primeira turma do programa Seja Pro + Trabalho e Emprego

- Publicidade -

A manhã desta quarta-feira (26) marcou o início de uma nova etapa na política de qualificação profissional de Camaçari. A Secretaria da Mulher (Semu), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), deu início à primeira turma do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrado à qualificação profissional, dentro do programa do Governo Federal Seja Pro + Trabalho e Emprego. Participaram da aula inaugural cerca de 25 inscritas.

O curso ofertado é de Agente de Inspeção de Qualidade e integra a formação técnica e a elevação da escolaridade, permitindo que mulheres com ensino fundamental completo concluam também o ensino médio, em regime semipresencial. Com duração de 8 meses, as aulas, que ocorrem de terça a quinta-feira, serão ministradas por professores do Sesi e do Senai na sede da Semu, localizada na Rua Goiás, nº 79, no Centro de Camaçari. A iniciativa ainda garante às alunas um auxílio permanência mensal de R$ 150, reforçando a política de incentivo à permanência e ao êxito escolar.

Antes de firmar a parceria com o Sesi e o Senai, a Semu, por meio do projeto Mulher com a Palavra, realizou uma pesquisa de estruturação de políticas públicas. O levantamento apontou que grande parte das entrevistadas não tinha terminado o ensino médio, conforme explicou a titular da pasta, Branca Patrícia, reforçando ainda o compromisso da gestão com a inclusão e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade, sobretudo aquelas vítimas de violência doméstica.

“O curso é aberto para todas as mulheres de Camaçari, mas com um percentual de oportunidades para as vítimas de violência. Entendemos que, através da qualificação e da inserção no mercado de trabalho, conseguimos quebrar esse ciclo. Ontem, 25 de novembro, foi o Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres e a Semu vem trabalhando incansavelmente, com o objetivo de que Camaçari seja uma cidade de feminicídio zero, acolhedora, protetora e conectada com as mulheres”, pontuou a secretária.

Natália Teixeira, coordenadora pedagógica da EJA no Sesi de Camaçari, falou sobre a extensão do projeto. “É a nossa primeira turma afirmativa e exclusivamente feminina. O Sesi trata de educação regular para jovens e adultos. Estamos aqui para auxiliar que essas mulheres terminem o ensino médio e, além disso, saiam com uma profissão e possam expandir e ingressar no mercado de trabalho totalmente qualificadas. Costumo sempre encorajar as meninas, trazendo o lema de que se as portas estiverem fechadas, a gente arromba”, afirmou.

À frente da coordenação dos cursos no Senai, Valéria Azoubel enfatizou a importância da formação profissional para fortalecer a autonomia das participantes. “Esse momento inaugural das aulas é muito gratificante, vemos estampado no rosto de cada uma a emoção. O curso, em si, é muito promissor, tendo em vista a região de Camaçari, que tem essa potência industrial. Será uma longa caminhada, e o nosso desafio é fazer com que essas mulheres não desistam e cheguem até o final do curso, saindo daqui com outra perspectiva de vida”, ressaltou.

Entre as alunas, o sentimento predominante era de entusiasmo. Para Marcely Karoline Rocha, 38 anos, o programa representa um recomeço. “Voltar a estudar sempre foi meu sonho, mas faltava oportunidade. Fui vítima de violência doméstica, tenho dois filhos para criar e Camaçari me acolheu. Há tempos venho lutando e a hora de recomeçar chegou. Estou sendo abraçada e motivada a construir um futuro melhor para mim e minha família. Tenho planos também de, mais tarde, ingressar na universidade”, compartilhou.

Para Vanessa de Araújo, 32 anos, essa é a chance de acessar novas áreas profissionais, além de ser referência para o filho de 5 anos. “Nunca imaginei ter a oportunidade de fazer um curso técnico enquanto concluo o ensino médio. Estou emocionada, é uma porta que se abre para o mercado de trabalho, e estou determinada a aproveitar ao máximo. Quero também que meu filho tenha orgulho. Como posso cobrar que ele estude se eu não fiz isso? Mas, agora, isso vai mudar”, contou.

Com a nova turma iniciada, a Prefeitura reafirma a importância da educação como ferramenta de transformação social. O Seja Pro + chega para ampliar horizontes, fortalecer caminhos e reafirmar que investir na juventude é investir no futuro de Camaçari. O cronograma da Semu prevê uma nova turma para o início do próximo ano, desta vez alcançando mulheres residentes na orla.

Foto: Juliano Sarraf

Compartilhar:

JN

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Márcio Victor recebe alta após ser internado com fortes dores no peito

Márcio Victor, vocalista da banda Psirico, recebeu alta médica...

Servidores baianos que tiverem filhos poderão ter licença remunarada de 180 dias

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto...

‘Operação Poço de Lobato’ é deflagrada na Bahia contra empresa em Camaçari

O Ministério Público da Bahia deflagrou no município de...