Servidores recebem capacitação contra a Chikungunya

Os supervisores municipais de Controle da Dengue estão passando por curso de atualização do Ministério da Saúde para aprimoramento dos padrões de controle da Febre Chikungunya. A primeira etapa de capacitação terminou nesta quarta-feira (05/11) e foi realizada na Casa do Trabalho, no Centro.

Nesta quinta (06/11) uma nova turma será capacitada na Associação Beneficente de Areias, na localidade de Areias. São 25 supervisores que atuam na orla. Quarta (04/11) e quinta-feira, 39 supervisores que atuam na sede receberam os ensinamentos para bloquear a chegada da Febre ao município. Até hoje Camaçari não possui um caso confirmado da Febre, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses da Sesau (Secretaria da Saúde).

sesau_curso_capacitacao_agentes_endemia_foto_nelinho_olive ira_05_11_20_14_(10)_-_Cópia
Servidores recebem capacitação na Casa do Trabalho, em Camaçari. Foto: Divulgação

A Chikungunya é um vírus transmitido pelo mesmo mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações. O quadro agudo chega a durar 10 dias, no entanto, as dores nas articulações podem se estender por até seis meses. Em caso de aparecimento dos sintomas, é necessário procurar uma unidade médica mais próxima.

Fonte: Ascom / PMC