CETEP
sábado, 12 outubro, 2024

Sesau já eliminou mais de 100 mil focos do Aedes Aegypti em Camaçari em 2024

- Publicidade -
GOV

A Secretaria de Saúde de Camaçari, através, das equipes dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), já eliminou, de 01 de janeiro a 30 de março deste ano, 115.774 focos do mosquito Aedes Aegypti em Camaçari. No mesmo período foram visitados 172.391 imóveis. Além do trabalho de inspeção dos imóveis, a Sesau também tem realizado ações de bloqueio do mosquito com UBV costal nas localidades com maior incidência de focos do mosquito como Monte Gordo, Vilas de Abrantes, Arembepe, Burissatuba, Centro e Nova Vitória.

Até 01 de abril de 2024, foram notificados em Camaçari 636 casos suspeitos de Dengue. Um aumento de aproximadamente 107,16% com relação ao mesmo período no ano anterior, em que foram notificados 307 casos. No mesmo período foram computados 108 casos suspeitos de Chikungunya e 06 casos suspeitos de Zika. Dos casos suspeitos para dengue, 71 foram confirmados, 84 descartados, 26 inconclusivos e 455 ainda estão em investigação. Entre os casos em investigação está um óbito de paciente residente na localidade do Centro.

Em relação à Chikungunya, foram 05 confirmados, 20 descartados e 83 em investigação. Para Zika, foram 02 casos confirmados, 03 descartados e 01 caso ainda em investigação.

A faixa etária com mais notificações para dengue foi entre 20-29 anos, tanto para o sexo masculino como para o feminino, seguido de 10-14 anos, 30-39 anos e 40-49 anos, respectivamente. Porém, chama a atenção o volume de notificações nas faixas etárias de 0-1 ano e 1-4 anos, totalizando 59 casos nas duas.

Secretário de Saúde, Luiz Duplat reitera que as ações para combater o mosquito Aedes Aegypti precisam ser conjuntas envolvendo poder público e sociedade civil. “Enquanto poder público continuaremos trabalhando para eliminar os focos. Mas, é importante destacar que cerca de 95% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Então, se a população agir acabando com os locais que acumulem água a céu aberto em suas casas, conseguiremos vencer essa batalha contra o Aedes com certeza”.

Até a sexta-feira (12/4) já foram vacinadas contra dengue, em Camaçari, 4.697 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A vacinação continua em todas as unidades de saúde da Sede e Costa de Camaçari.

Entre as outras ações da Coordenação da Vigilância Epidemiológica (COVEPI) estão:

– Atualização, revisão, monitoramento e encerramento de casos notificados;

– Monitoramento da qualidade das notificações;

– Atualização do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses;

– Investigação de casos suspeitos de óbito por Arboviroses;

– Produção de Boletins Epidemiológicos para a rede assistencial semanalmente;

– Realização de Salas de Situação das Arboviroses no município;

– Participação no Comitê Municipal de Controle e Prevenção das Arboviroses;

– Notificação de casos suspeitos de Arboviroses;

– Apoio aos Distritos Sanitários em investigações de casos de Dengue Grave ou com Sinais de Alarme, assim como Chikungunya ou Zika com complicações.

 

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias