A capital baiana registrou, no último domingo (14) a temperatura recorde para este ano. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) localizado na Base Naval de Aratu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador marcou 36,2º C. Apesar do recorde para 2024, a temperatura está dentro do esperado para este período do verão.
Nesta quarta-feira (17), a mesma estação registrou 35º C. Segundo Cláudia Valéria, meteorologista do INMET, a previsão para o restante desta semana é que o calor que atinge os soteropolitanos continue com temperaturas que variam entre mínimas de 24º a 25º e máximas de 33º a 35º. “Sol prevalecendo e calor”.
Não é só a capital que tem sofrido com as altas temperaturas nesse verão. Ainda nesta quarta-feira, Euclides da Cunha, no interior do estado registrou 37,1º C, a temperatura mais alta observada em todo o estado. Os municípios de Curaçá, no norte da Bahia, e Ribeira do Amparo, no nordeste do estado, marcaram 36,5º C.
De acordo com as previsões do INMET, no restante da semana as altas temperaturas também se mantem. “Para os próximos dias são previstos valores maiores, especialmente para o nordeste do estado, onde valores máximos podem chegar aos 39/40 graus. Também dentro da normalidade para o período”, afirma Cláudia.
Apesar de marcar a maior temperatura deste ano, a situação já foi pior. No verão de 2019, no mês de fevereiro, a estação da Base naval de Aratu registrou 37,1º C. A mesma temperatura foi observada em Ondina em abril de 1995, durante o outono.
Alô Bahia