Além de trazer diversas atrações de peso para a cidade, o Camaforró também busca preservar a parte cultural da festa, enriquecendo ainda mais os festejos juninos, reservando um espaço para as manifestações populares, chamado Vila da Cultura.
O local, organizado pela Secretaria de Cultura, traz neste ano o tema “Vila da Cultura Contada em Cordel – Contando Contos de Camassary” e vai prestar homenagens aos mestres de cultura da cidade.
Os famosos cordéis, tradição da cultura nordestina, terão o seu espaço na Vila da Cultura com a execução de oficinas, expondo a arte de artistas locais que mostrarão o universo do gênero literário que é conhecido por suas rimas. “O Cordel é a expressão da cultura popular sertaneja através da literatura. O objetivo do tema é retratar e resgatar a legítima tradição da cultura nordestina, muito presente na vida dos camaçarienses”, explicou a secretária de Cultura, Márcia Tude.
Para este ano a Vila da Cultura traz como novidade as Mini Vilas da Cultura, que estarão localizadas na Costa de Camaçari – em Arembepe e na Cordoaria – valorizando ainda mais a cultura do município. “Esse é um dos objetivos do programa ‘Cultura Todo Dia’, descentralizando as ações culturais, cumprindo a meta de levar cultura para as comunidades mais distantes”, contou a secretária.
A Vila, este ano, é financiada pelo fundo municipal de cultura e terá, pela primeira vez, a parceria do Conselho de Cultura do município, fortalecendo ainda mais os laços com a sociedade civil. Além disso, o espaço traz as tradicionais competições de quadrilhas. Veja a programação da Vila da Cultura nos três dias de Camaforró:
Sexta-feira (21):
ESPAÇO CAMAÇARI 2000
Presença do Mestre Bule-Bule
Canjica Mole
Arraiá Pé de Moleque
Pé de Lata
Coisinha Miúda
Bule-Bule
Boi Janeiro de Parafuso
Dá Pra Reciclar Brincando
CORDOARIA
Espermacete
Sambadeiras de Cajazeiras
Quadrilha Feira Mangaiô
Trio Nordestino
Sábado (22):
ESPAÇO 2000
Canjica Mole
Phoctá
Cheguei Pra Ficar
Arraiá Santo Antônio
Pé de Lata
Foguete de Reis
Unidos Venceremos
Pode Misturar
Live Dance
Filhos de Oyó
Dá Pra Reciclar Brincando
CORDOARIA
Alaketu
Boi Mirim de Parafuso
Grupo Cultural Eramin
Trio Nordestino
AREMBEPE
Chegança Feminina de Arembepe
Flor de Lis
Onça Pintada
Maviael Melo
Domingo (23):
ESPAÇO 2000
Canjica Mole
Zabumbada
Padim Vô
Rosas Vermelhas
Fogueira Santa
Arraiá Flor de Lis
Alaketu
Asa Branca
Vem que Tem
Maviael Melo
CORDOARIA
Caboclo Mirim
Samba Caboclo de Parafuso
Raízes do Quilombo
Trio Nordestino
Fonte: Ascom/PMC