sábado, 14 nov 2026

Proposta prevê aumento do salário mínimo para R$ 1.627 em 2026

- Publicidade -
NOVA COMCAL

O governo federal deve encaminhar nesta terça-feira (15) ao Congresso Nacional a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O documento estabelece as bases para a elaboração do Orçamento da União do próximo ano, que será marcado por eleições gerais.

Entre os destaques da proposta está o reajuste do salário mínimo, que passaria dos atuais R$ 1.518 para R$ 1.627 a partir de janeiro de 2026 — um aumento de 7,18%.

A LDO reúne projeções econômicas relevantes, como metas fiscais, estimativas de inflação, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), dívida pública, despesas federais e o valor estimado para o salário mínimo.

Vale lembrar que o valor do salário mínimo ainda pode ser alterado até a aprovação final da Lei Orçamentária Anual (LOA), dependendo da variação da inflação. O cálculo considera a inflação acumulada até novembro do ano anterior, somada ao crescimento do PIB de dois anos antes.

Após a análise, o projeto segue para votação no Congresso, que tem até o dia 17 de julho para aprová-lo. Em 2025, o Orçamento Geral da União enfrentou um atraso de três meses até ser sancionado, o que reforça a importância do cumprimento dos prazos.

*Com informações do SBT News

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Anvisa suspende lote de muçarela fatiada contaminado com bactéria

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu um...

Transporte público gratuito em Camaçari é garantido no segundo domingo de prova do Enem 2026

A operação especial no transporte público coletivo municipal, com...

Cesta básica: veja quais alimentos terão imposto zero a partir de 2027

Arroz, feijão, carnes, leite, café, farinha e diversos outros...