terça-feira, 27 out 2026

MPT abre investigação após denúncias de assédio moral e sexual na BYD em Camaçari

- Publicidade -

O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou uma investigação para apurar denúncias de assédio sexual e assédio moral na fábrica da BYD, em Camaçari. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (15), após representação apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.

Segundo o sindicato, a entidade foi oficialmente notificada sobre ocorrências envolvendo trabalhadores da montadora e acompanha, há algum tempo, relatos de mulheres do setor operacional que afirmam ter sido vítimas de constrangimentos no ambiente de trabalho.

Em entrevista à imprensa, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, afirmou que as denúncias apontam situações de perseguição praticadas por líderes chineses e brasileiros. De acordo com ele, os casos envolvem principalmente assédio moral, que, em algumas situações, evolui para assédio sexual.

Ainda segundo o dirigente sindical, o medo de represálias tem dificultado que mais vítimas formalizem as denúncias, o que pode significar que o número de casos seja maior do que o registrado até o momento.

Com a abertura do procedimento, o Ministério Público do Trabalho irá apurar os fatos e poderá ouvir trabalhadores, representantes da empresa e do sindicato para verificar a existência de irregularidades e adotar as medidas cabíveis.

Até o momento, a BYD não se pronunciou publicamente sobre a investigação divulgada pelo MPT. A apuração segue em andamento.

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Cibra abre vaga para Jovem Aprendiz em Camaçari

A Cibra está com inscrições abertas para a vaga...

Prazo para empresas escolherem modelo do Simples acaba nesta sexta

Os micro e pequenos empresários precisam ficar atentos. Acaba...

Posse de Lula será em 5 de janeiro

A posse para o quarto mandato do presidente Luiz...

Dólar sobe 8,21%, e bolsa cai 13,88% após reeleição de Lula

O mercado financeiro brasileiro teve um dia de forte...