O projeto Janeiro de Parafuso, através do Edital Culturas Populares 2016, com apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Fundo Estadual de Cultura, deu início a uma série de apresentação que irão acontecer em Camaçari e Salvador.
A programação começou no dia 09/06/07 na Escola Conceição de Maria, e beneficiou mais de 100 estudantes da rede pública de ensino, que se encantaram com a manifestação cultural. As apresentações são de acesso gratuito, com intuito de difundir, fortalecer e valorizar a tradição do Boi Janeiro e continuarão nos meses de junho e julho/2007, conforme calendário abaixo:
16/06 – Biblioteca Infanto-Juvenil de Camaçari
07/07 – Estação Ferroviária da praça de Parafuso
14/07 – Praça Tereza Batista no Pelourinho
BOI JANEIRO DE PARAFUSO
O Boi Janeiro é de 1930, começou em Camaçari, através da Sra. Palmira que levou para Parafuso esta manifestação, ela tocava viola e ensinou a seu Manuel Juliano a conduzir este grupo. Seu Manuel Julião se afastou do grupo em 1980.O Mestre Miro, aprendeu com o mestre Juliano, e assumiu o Boi em 1985, por solicitação da comunidade, pois já participava da manifestação e conhecida as músicas e a história, estendo a frente da brincadeira até os dias atuais.
Fonte: Boi Janeiro Parafuso


