quinta-feira, 14 maio 2026

Mauricio de Sousa lança tirinha para o Dia Mundial do Transtorno do Espectro Autista

- Publicidade -
Banner Livros 21/04 a 15/05

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é retratado nas páginas dos gibis da Turma da Mônica e em vídeos divulgados pelo Instituto Mauricio de Sousa. A ação, que ocorre nesta terça-feira, 2, é para lembrar da importância do diagnóstico precoce da doença no Dia Mundial do Transtorno do Espectro Autista.


Além das tirinhas, o personagem André, criado especialmente para falar sobre o assunto, participa de seis animações curtas, de 30 segundos cada, sobre o transtorno. Os filmes poderão ser vistos nos canais oficiais do instituto ou no canal do YouTube da Mauricio de Sousa Produções. Confira uma das animações no endereço eletrônico a seguir:

A proposta é mostrar alguns sinais do autismo em crianças e a importância de procurar orientação profissional o quanto antes para fazer o diagnóstico. Quanto mais cedo for feito o tratamento, melhor a qualidade de vida para os pacientes.

“Quando criamos o personagem André, que é uma criança dentro do Transtorno do Espectro Autista, ouvimos vários especialistas no assunto, além de conhecer crianças dentro do espectro. O TEA não é fácil de ser identificado e, por isso, o tratamento pode vir tarde. Então, é preciso passar para os pais, professores e pessoas próximas a essas criancinhas a informação sobre os cuidados e busca de orientação para ajudá-las a desenvolverem todo seu potencial”, afirma Mauricio de Sousa, que criou o personagem em 2001.

Com base nesse personagem, o instituto criou a revista em quadrinhos Um Amiguinho Diferente e seis vinhetas de desenho animado. Já foram distribuídos 60 mil exemplares da publicação.

Fonte: A Tarde

Compartilhar:

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Camaçari deve ter um dia com muitas nuvens nesta quinta-feira (14)

Camaçari (BA) deve ter um dia com previsão de pancadas...

CIAT disponibiliza novas vagas de emprego para esta quarta

Atuando como ponte entre empresas e trabalhadores, o Centro...

Preço da gasolina deve aumentar em breve no Brasil

O preço da gasolina para as distribuidoras vai subir...

Mãe e filha morrem após mal-estar dentro de loja na Bahia

Uma mãe e a filha morreram depois de passarem...