À medida que líderes globais se reúnem no Dubai para a reunião de cúpula anual da ONU sobre o clima, uma nova análise mostra como as cidades anfitriãs de eventos sobre o clima poderão ser inundadas – se não totalmente submersas – pela subida das águas oceânicas.
O aumento implacável da poluição que aquece o planeta já resultou em secas severas, inundações mortais e rápido derretimento de gelo em todo o mundo. E os cientistas dizem que a subida constante do nível global do mar continuará durante muitas décadas, à medida que as temperaturas aumentam.
A análise da Climate Central, um grupo de investigação climática sem fins lucrativos, ilustra o risco se os países não conseguirem travar a tendência de aquecimento vertiginoso do planeta. Um relatório recente da ONU mostrou que o mundo está atualmente no caminho para aquecer até 2,9 graus Celsius.
Usando projeções de aumento do nível do mar revisadas por pares e elevação local dos modelos da Climate Central, as descobertas mostram imagens atraentes que pintam um forte contraste entre o mundo como o conhecemos e nosso futuro de maré alta, se o planeta aquecer até 3 graus Celsius acima do nível pré-histórico.
FONTE: CNN