O artesanato produzido por artistas camaçarienses ganhará destaque no Boulevard Shopping Camaçari a partir deste sábado, 26. As obras, que irão retratar a identidade cultural da cidade, farão parte de uma exposição dupla organizada pelo artesão e designer Deo Senna e pelo produtor cultural João Guilherme Rocha, em parceria com o empreendimento. Os trabalhos poderão ser conferidos, de forma presencial e virtual, até o dia 28, quando Camaçari completará 262 anos.
Uma das exposições irá focar na obra da artista plástica e ceramista Kalundewa, que exibirá esculturas feitas com a técnica de rolo e peças utilitárias inspiradas nas mulheres e no cotidiano da cidade. O público poderá contemplar este trabalho, presencialmente, nos corredores do piso L1. No mesmo espaço, será possível ver também a obra “Sementes da Árvore Camaçari”, desenvolvida por Mil Araújo e que conta com a participação de 14 artesãos. Para esta concepção, os artistas puderam colocar tipologias, representando, desta forma, a arte produzida localmente como fruto de Camaçari.
A segunda exposição, intitulada de “Marias Artesãs”, acontecerá de forma mista: presencial e virtual. Nesta obra, Selma Solange, Zory, Kalundewa, Diva e Selma Borowski inseriram suas identidades artísticas nas bonecas idealizadas por Deo Senna. Depois de concluídas, as obras foram fotografadas e serão expostas no perfil do Boulevard no Instagram. O público poderá conferir as peças, também presencialmente, no L1. Além das exposições, haverá um webinar no sábado, que poderá ser acompanhado pelo site https://deosenna.com/.
De acordo com Deo Senna, a exposição dupla é uma forma de prospectar a arte que acontece no município, principalmente quando a cidade celebra mais um aniversário. “Desenvolvemos um trabalho de identidade e caracterização da cultura local, fomentando um projeto de regionalização do artesanato”, afirma ele, acrescentando que “o apoio do Boulevard, para a valorização da arte local, foi selado há muitos anos. Começamos com uma loja colaborativa no shopping e, de lá para cá, as portas sempre estiveram abertas para nossas atividades. O Boulevard, para a gente, é nosso melhor parceiro”.
Superintendente do Boulevard Shopping Camaçari, Verena Maia destaca que o empreendimento aposta na valorização da cultura dos camaçarienses e que apoiar essas manifestações culturais faz parte do compromisso do empreendimento. “Abrir as portas do Boulevard para a cultura local é extremamente importante para valorizar os artistas, assim como a população de Camaçari, que, junto com a gente, pode celebrar mais um ano de existência desta cidade que não esconde o orgulho de sua história”, afirma.
Verena ainda informa que, na segunda, 28, dentro da programação de aniversário da Camaçari, o empreendimento irá realizar uma live com a historiadora e professora Sandra Parente, autora de três livros sobre a cidade. Será um momento de conhecer mais sobre o município e sua gente. Para assistir, basta acessar o perfil do Boulevard no Instagram, às 18h.