O fornecimento de água será interrompido em parte de Salvador e em alguns municípios da Região Metropolitana nesta terça-feira (19), a partir das 6h da manhã. A suspensão vai ocorrer devido à realização de serviços de manutenção e melhoria na captação de água em Pedra do Cavalo e outros pontos do sistema de abastecimento.
A previsão da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) é que os serviços sejam concluídos na madrugada do dia seguinte (20), quando o abastecimento começará a ser retomado nas áreas afetadas. Como o retorno da água sempre ocorre de forma gradativa, alguns locais poderão ter o fornecimento regularizado em até 72 horas após o término dos serviços. Por isso, a Embasa orienta que a população reserve água para esse período e utilize com economia a água armazenada.
“Nosso objetivo é completar a preparação do sistema para o verão 2023, quando a demanda por água será maior. Fizemos uma manutenção semelhante, em agosto, na parte do sistema atendida pelas estações de tratamento da Bolandeira, e agora é a vez das estruturas que captam e transportam água da barragem de Pedra do Cavalo até a ETA principal, em Candeias”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes. “Sabemos que toda interrupção causa transtornos, mas precisamos fazer esses serviços para manter a confiabilidade e a segurança operacional do sistema, evitando ter que parar depois, de forma emergencial”.

Durante a suspensão do fornecimento, também serão feitos serviços de manutenção preventiva em diversos pontos da rede distribuidora. Ao todo, serão 25 frentes de serviço e 164 trabalhadores atuando. “Para que o sistema se mantenha em boas condições operacionais, é fundamental que a Embasa faça essas manutenções periódicas. É como qualquer maquinário, um carro, por exemplo, que precisa de revisão de tempos em tempos para verificar se está tudo bem, reparar o que precisa e trocar peças gastas pelo uso”, complementa Manuella Andrade, diretora de Operação da Embasa na RMS.
Enquanto o fornecimento de água não estiver plenamente regularizado, o usuário pode solicitar abastecimento alternativo por carro-pipa, pelos canais de atendimento ao cliente da empresa:
- Telefone: 0800 0555 195
- WhatsApp (71) 99717-0999
- Atendimento virtual: atendimentovirtul.embasa.ba.gov.br
- Pontos presenciais
A prioridade do atendimento com carro pipa será dada a hospitais e postos de saúde.

