Na ponta dos pés e com os corações cheios de emoção. Foi desta forma que 120 alunos, com faixa etária entre 6 e 17 anos, da turma de ballet clássico, abriram as apresentações da mostra de encerramento dos cursos desenvolvidos em 2023 nos equipamentos geridos pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Através do espetáculo “Festival de Repertórios e a Magia do Cinema”, eles demonstraram além de técnica de dança, todo lado artístico aperfeiçoado ao longo das aulas.
Anderson Hassys de L’oya, gerente do Teatro Cidade do Saber (TCS), falou com alegria da presença de pais e mães na plateia e do sentimento das crianças antes, durante e depois da apresentação. “É importante vê os pais ansiosos por presenciar seus filhos nesse grande momento. As crianças estavam super envolvidas, ansiosas e focadas no que tinham que apresentar”, pontuou, ao completar dizendo que, “nosso teatro está entrando em um processo de reforma para, em 2024, voltar com uma estrutura ainda mais bacana e ofertar mais qualidade e excelência aos nossos espetáculos”.
A arte-educadora, Pâmela Silva, uma das professoras da turma, contou que quando criança foi aluna de ballet na Cidade do Saber. “A partir daqui, pude estudar e me formar na Escola de Teatro Bolshoi, em Joinville, Santa Catarina, a única filial do Teatro Bolshoi de Moscou e a maior escola de dança do país. Voltei para transmitir o que aprendi a esta nova geração de bailarinos”. Sobre a apresentação dos alunos, destacou que, “hoje foi um dia de realização de sonho para mim, pois desde que eu entrei pra trabalhar aqui, que desejei que essas crianças tivessem a oportunidade de ter o contato com o ballet de repertório. Elas foram muito além do que eu esperava e o sentimento de hoje é só gratidão”.
Dividido em dois atos, o espetáculo apresentou primeiro o festival de repertórios clássicos, a exemplo de Dom Quixote, Pas de Trois, Sombras de La Bayadère, Variação Feminina de Esmeralda e as Persas da Ópera Príncipe Igor. No segundo ato, com objetivo de promover no público e nas crianças o lúdico, com resgate da memória relacionada aos grandes clássicos do cinema, a magia da sétima arte entrou em cena com representações de coreografias de O Mágico de Oz, O Rei Leão, Aladim, A Bela e a Fera e, por fim, Luzes da Ribalta, que no cinema é representado por Charlie Chaplin.
Jussilene de Jesus Lima, 33 anos, fez questão de prestigiar a filha Júlia Nicole de Jesus Silva, e ficou encantada com o que assistiu. Ela, que é moradora do Parque Florestal, elogiou a apresentação dizendo que, “eu amei o espetáculo. Minha filha é aluna daqui desde que tinha 5 anos, e cada ano fica melhor ainda. Está tudo perfeito e todos estão de parabéns”.
Quem também amou as apresentações foi Maria Luísa Oliveira da Silva, que foi ao teatro para assistir a apresentação de sua irmã. Sobre o evento, declarou que, “a apresentação estava muito organizada. Muito boa mesmo”, ressaltou.
A turma de ballet clássico da Cidade do Saber ainda tem Alef Paixão como orientador. Ele, que atua como profissional da área de dança há mais de 10 anos, é formado com medalha de ouro pela Royal Academy of Dance de Londres — reconhecida como uma das mais influentes organizações de educação em dança do mundo. Atualmente, o professor está em fase de conclusão do curso de Educação Física.
O Festival de Repertórios e a Magia do Cinema, no qual a turma de ballet clássico se apresentou, aconteceu na segunda-feira (11/12). A programação da mostra de encerramento dos cursos segue até o dia 20 de dezembro. Durante o período, será possível apreciar diversas apresentações artísticas e culturais, realizadas pelos alunos assistidos nas mais variadas modalidades, incluindo desde dança contemporânea e música clássica, até zumba e capoeira.
ASCOM