Com seu som ritmado e o verdadeiro espetáculo que fascina multidões, a Associação Cultural Banda Municipal de Camaçari (Bamuca) encanta sempre que entra na avenida. Considerada Patrimônio Cultural de Camaçari, a banda completa 48 anos de fundação nesta segunda-feira (12/5) e, ao longo de sua história, conquistou, em especial, os corações dos munícipes.
A instituição filantrópica, sem fins lucrativos, nasceu da união das bandas dos colégios Polivalente e São Thomaz de Cantuária, em 1977. Desde então, promove, por meio da música, o direito ao lazer e à cultura como instrumentos de transformação social, criando e fortalecendo laços com adolescentes, jovens e adultos, ao contribuir com a formação musical, cultural e de caráter de mais de quatro mil pessoas.
A Bamuca ostenta diversos títulos baianos, além de montagens de espetáculos para teatro, orquestra, percussão erudita e desfiles cívicos. Também já participou de apresentações com diversos artistas nacionais, estimulando a socialização, o desenvolvimento de competências, habilidades musicais e corporais, e revelando talentos tanto na música instrumental sinfônica quanto na dança.
“Agradecemos a todos que fazem parte dessa história: músicos, ex-integrantes, familiares e a comunidade que sempre nos apoia. Que venham muitos anos de conquistas e música”, declarou a equipe da Bamuca.