Desde janeiro do ano passado, o Banco de Sangue do HGC (Hospital Geral de Camaçari) cadastra pessoas para doação de medula óssea. O doador deve ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.
O cadastro vai integrar o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea), sistema informatizado que realiza o cruzamento de dados dos pacientes que necessitam de transplante.
Para fazer o cadastro o doador deve dirigir-se ao Banco de Sangue munido de um documento de identidade com foto. A unidade fica no anexo do HGC, na avenida Jorge Amado, s/n, bairro Jardim Limoeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
No momento do cadastro o doador deve preencher um formulário com dados pessoais e assinar um termo de consentimento que autoriza a inserção dos dados no Registro Nacional. Além disso, ele deve fazer a coleta de uma amostra de sangue para exames laboratoriais de compatibilidade com o eventual receptor.
Caso seja confirmada a compatibilidade, o doador será contatado para confirmar se deseja realizar a doação e fazer exames complementares no Hemocentro de Salvador. A retirada do líquido da medula é feita por meio de punções no osso da bacia e se recompõe em 15 dias.
MEDULA ÓSSEA
A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos e produz as hemácias (glóbulos vermelhos), que transportam oxigênio para as células de todo o organismo, os leucócitos (glóbulos brancos) que fazem a defesa das infecções e as plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue.
Fonte: Ascom / PMC