quinta-feira, 24 abr 2025

BYD projeta início de atividades na Bahia em 2025 com 10 mil novos empregos

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A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams), a maior fabricante de carros elétricos do mundo, anunciou o início de suas operações no Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, previsto para 2025. O empreendimento promete gerar mais de 10 mil empregos diretos, transformando o cenário econômico e social da região. A notícia foi discutida em entrevista à TV 247, pelo secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim.

De acordo com Bonfim, o projeto da BYD traz um alívio após o encerramento das atividades da Ford, em 2021, que deixou um rastro de mais de 50 mil desempregados no estado. “A saída da Ford foi um baque, gerando o fechamento de 42 empresas associadas e causando um deserto econômico em Camaçari”, recordou Bonfim. A chegada da BYD representa uma nova esperança para a reindustrialização da Bahia, agora impulsionada por uma agenda focada na produção sustentável e na inovação tecnológica.

Reestruturação industrial e empregos – A nova fábrica da BYD ocupará o antigo espaço da Ford, com grandes adaptações e expansões que já estão em andamento. Além disso, a empresa adquiriu mais 200 mil metros quadrados de terreno adjacente, ampliando suas instalações e reforçando o compromisso com a criação de um complexo industrial robusto. Segundo Bonfim, a expectativa inicial era de gerar 5 mil empregos, mas com as expansões, esse número dobrou para 10 mil vagas diretas. “A BYD veio para revolucionar a economia local, absorvendo a mão de obra qualificada deixada pela Ford e ampliando o número de oportunidades”, afirmou.

Ele destacou ainda que, além dos empregos diretos, há uma enorme cadeia produtiva envolvida, com fornecedores de autopeças e serviços que também devem se instalar na região. “A projeção de crescimento é enorme. Estamos falando não apenas de carros elétricos, mas também de ônibus, caminhões e placas solares. A BYD não vem só para produzir, ela traz um ecossistema de inovação”, explicou Bonfim.

O papel do governo e do sindicato – A reindustrialização da Bahia foi articulada com apoio do governo estadual e federal, especialmente após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 2022, a montadora chinesa demonstrou interesse, mas hesitou em concretizar o investimento devido à instabilidade política do Brasil sob o governo Jair Bolsonaro (PL). A situação mudou com a vitória de Lula, que, em uma visita à China, ajudou a selar o acordo que trouxe a BYD para o Brasil.

“Graças à articulação do governo Lula, ao esforço do ex-governador Rui Costa (PT) e ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), a Bahia garantiu esse investimento histórico”, destacou Bonfim. Ele mencionou também a criação de um comitê de fomento, com a participação de diversas entidades, incluindo sindicatos e a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), que atuaram para atrair novas indústrias ao estado.

Incentivos fiscais – O presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Paulo Costa, detalhou a parceria com a montadora chinesa BYD, que está se instalando no polo industrial de Camaçari. Segundo Costa, a Desenbahia não financiará diretamente os investimentos da BYD na construção da fábrica, estimados em R$ 5 bilhões. “Esses recursos são de responsabilidade da BYD. Ela levantará esses recursos na China, com bancos chineses, internacionais ou até mesmo com o BNDES. Nós, da Desenbahia, não temos participação nesse investimento”, afirmou.

A atuação da Desenbahia ocorre por meio do ProAuto, um programa de benefícios fiscais para o setor automobilístico, do qual a BYD é beneficiária. “Dentro do ProAuto, temos um capítulo que fala do financiamento do capital de giro, e é aí que nós entramos como operadores do fundo”, explicou Costa.

Fonte: Site Brasil 247

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