quinta-feira, 24 abr 2025

Camaçari: medidas de segurança são adotadas para sepultamentos em cemitérios públicos

- Publicidade -
dengue. gov

Em conformidade com determinações estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para evitar aglomerações e minimizar os riscos de proliferação do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Camaçari informa que medidas de segurança serão adotadas nos sepultamentos em cemitérios públicos.

De acordo com a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), durante o velório, o caixão deverá permanecer fechado para que ninguém tenha contato com o corpo. O protocolo é válido independente da causa da morte, ficando facultativo aos familiares o sepultamento ou cremação do corpo. Nos casos de falecimento por covid-19, o enterro deverá ser realizado em até 24 horas.

Ao todo, o município dispõe de sete cemitérios entre sede e costa, localizados na Gleba C; em Parafuso; na Gleba H; Vila de Abrantes; Arembepe; Monte Gordo e Barra do Pojuca

“Compreendo que é muito delicado e doloroso perder um ente querido, mas neste momento precisamos tomar algumas medidas preventivas para que não ocorra a transmissão do vírus. Então, é preciso evitar o contato com o corpo e peço a compreensão dos familiares que não peçam para abrir as urnas funerárias e sigam as orientações em prol do bem-estar de todos”, ressalta o titular da pasta, Armando Mansur.

A realização dos sepultamentos deverá ocorrer em um espaço amplo e ventilado. O secretário da Sesp reforça ainda que “apesar de o decreto municipal permitir a participação de um número maior, o ideal é que no máximo 10 pessoas participem da cerimônia, que também deve ser breve, preferencialmente num espaço de tempo de aproximadamente 10 minutos, e sempre respeitando o distanciamento social e o uso da máscara de proteção facial. É importante salientar que também deve ser evitada a participação de pessoas que fazem parte do grupo de risco, a exemplo dos idosos, crianças e gestantes”, concluiu.

Compartilhar:

Otorrino

Destaques

Mais Notícias
Notícias