O Camaforró acabou, mas continua deixando sua marca. Além do recorde de público, o evento também bateu recorde de solidariedade. Este ano, o número de doações de alimentos superou o do ano passado. Foram arrecadados 25 toneladas de mantimentos antes e durante a festa.
A ação integrou o projeto Camaforró Solidário, incentivando o público a doar 1 quilo de alimento não-perecível, como feijão, arroz, açúcar, café, farinha, fubá, macarrão, entre outros, para ter acesso ao evento. A troca aconteceu antecipadamente, nas praças Desembargador Montenegro e Abrantes, no Boulevard Shopping Camaçari – na loja oficial do Camaforró – e, nos dias do evento, no Espaço Camaçari 2000.
Os donativos arrecadados serão direcionados para o programa Banco de Alimentos, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), que tem como objetivo ajudar entidades, fundações, igrejas, OSCs, dentre outros. Ao todo, 70 instituições cadastradas pela Prefeitura de Camaçari serão beneficiadas com a distribuição dos alimentos.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Andréa Montenegro, o casamento entre a festa e a solidariedade tem sido um sucesso. “A ideia do prefeito Elinaldo e sua equipe desde o primeiro ano, de trocar alimentos pelo voucher de acesso à festa, foi genial. Esse ano, podemos considerar o grande número de alimentos arrecadados, e perceber que a população aderiu à iniciativa mais uma vez”, avalia.
Fonte: Ascom/PMC