Antenada com as discussões em pauta na sociedade brasileira, a Câmara Municipal de Camaçari promoverá o Fórum Metropolitano para debater a Reforma Política no país, que consiste em um conjunto de propostas de emendas constitucionais que modificam a legislação para aperfeiçoar o sistema eleitoral nacional.
O evento está previsto para acontecer no dia 10 de abril, às 9h, no plenário da Câmara, com a presença do senador Otto Alencar. A proposta foi apresentada através do requerimento de autoria da Mesa Diretora da Casa, aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira (26/03). Uma comissão composta por parlamentares da Casa será formada para fechar a programação completa do evento.
Segundo o presidente da Casa, vereador Marcelino (PT), a ideia é colocar Camaçari e toda a Região Metropolitana na rota das discussões políticas nacionais. “Queremos agregar os agentes políticos e a sociedade de toda a Região Metropolitana da Salvador (RMS) para promover este debate. A reforma política é uma demanda urgente do nosso país e precisamos estar inseridos e analisando os impactos na política regional”, defendeu.
Para o vereador Junior Borges (DEM), o Brasil precisa promover mudanças no modelo eleitoral em vigor no país. “Nossa bancada parabeniza a iniciativa e apoia a realização do evento. Com certeza o debate contribuirá para construir um novo caminho na política brasileira”, afirmou.
Corrigir discrepâncias na disputa eleitoral é um dos principais desafios na implantação da Reforma Política, na opinião do vereador Elias Natan (PV). Para ele, é preciso dar andamento ao debate, defendendo que o resultado das urnas seja fiel à vontade dos eleitores. “Não podemos mais admitir que determinado candidato seja favorecido por questões que passam longe da vontade do povo, que deve ser soberana”, concluiu.
Fonte: Ascom / Câmara