Caminhada e exames marcam o lançamento do Movimento Outubro Rosa

Foi lançado hoje (01/10) o Movimento Outubro Rosa da Sesau (Secretaria da Saúde). Para chamar a atenção das mulheres de Camaçari, foi realizada uma caminhada esta manhã da praça Dos 46 até a praça Desembargador Montenegro. No Centro do município, a população pôde marcar exames de mamografia e ultrassonografia mamária das 10h às 12h.

Este mês nas unidades básicas de saúde e nas unidades de Saúde da família serão realizadas palestras, reuniões e intensificada a marcação de exames. De acordo com a Coordenação de Saúde da Mulher da Sesau, por mês são marcados cerca de 400 exames de imagens para detecção de câncer de mama, mas com a intensificação das ações a previsão é de que sejam feitos 600 este mês.

sesau_caminhada_outubro_rosa_foto_agnaldo_silva_2_01102014 (49) sesau_caminhada_outubro_rosa_foto_agnaldo_silva_01102014 (9) sesau_caminhada_outubro_rosa_foto_agnaldo_silva_01102014 (78) sesau_caminhada_outubro_rosa_foto_agnaldo_silva_01102014 (94)
A madrinha do Movimento, a primeira-dama do Município, Edyla Chagas, considera-se honrada pelo convite da Sesau para liderar a campanha. “Camaçari deu um salto no tratamento do câncer com o Cuidar, uma referência na Bahia. Ao mesmo tempo em que estou feliz por participar dessa luta, sei que é uma grande responsabilidade porque esta é uma ação importantíssima para a saúde da mulher”, comentou.

A aposentada, moradora do bairro Gleba A, Leda Souza, de 74 anos, ouviu no rádio que hoje ficaria ainda mais acessível a marcação de exames e fez questão de participar da ação. Ela saiu com os exames dela e da filha, de 36 anos, marcados. “Minha filha não pôde vir, por isso trouxe os exames dela. Está sendo bem rápido e fácil”, contou.
A secretária da Mulher, Solidade Caetano, prestigiou o evento.

Fonte: Ascom / PMC