Neste domingo (6/10), em todo território brasileiro, acontecem as Eleições Municipais 2024, onde os eleitores vão escolher os candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Camaçari conta com 205.865 eleitores aptos a exercer o voto, que é obrigatório para os maiores de 18 anos, e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos.
O município abriga duas zonas eleitorais responsáveis por organizar e conduzir o processo eleitoral no município, que são: a 170ª, composta por 96.035 eleitores, distribuídos por 251 sessões, e 28 locais de votação; e a 171ª, que contém 109.830 pessoas cadastradas, 294 sessões, e 39 locais de votação.
Juntas, as duas zonas somam 546 sessões e 67 locais de votação, das quais 283 contam com acessibilidade. Do quantitativo do eleitorado apto a votar, 93,11% representam 191.683 cadastros biométricos, e 6,89% equivale a 14.182 títulos sem a leitura biométrica.
Para que o processo transcorra de forma organizada e com tranquilidade, é necessário o eleitor verificar, com antecedência, a que zona eleitoral pertence, bem como qual é a sessão e o local de votação, para saber se houve mudança.
Deste modo, para consultar o endereço do local de votação e a seção eleitoral em que vota, o cidadão tem a opção de acessar o site do TSE, que pode ser conferido aqui, no item “Autoatendimento Eleitoral”, opção 8 “Onde votar”.
Em Camaçari, os locais de votação da zona 170ª podem ser conferidos neste link, e o da zona 171ª, aqui. Existe ainda a possibilidade de consultar por meio do aplicativo (App) e-Título, disponível gratuitamente para baixar nos sistemas operacionais Android e iOS.
No ato da votação, caso o cidadão esqueça de levar o título de eleitor para se identificar, ainda assim pode votar. Para isso, basta apresentar, na seção eleitoral, um documento oficial com foto, que esteja legível, para comprovar a identificação, que pode ser a carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans e travestis); passaporte; certificado de reservista; carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei; Carteira Nacional de Habilitação (CNH); ou o título de eleitor digital, por meio do e-Título, desde que nele conste a foto da pessoa, que aparece no App quando a pessoa fez o cadastro biométrico. Enquanto que o título de eleitor em versão física deve ser apresentado no momento da identificação, juntamente com algum dos documentos oficiais com foto citados anteriormente.
Estão aptos a votar eleitores que apresentam situação regular perante a Justiça Eleitoral. Portanto, não poderá votar nas eleições o cidadão que não tirou o título eleitoral nem regularizou a situação com dentro do prazo estabelecido para o alistamento. Também não poderá votar a pessoa cujos dados não estiverem no cadastro de eleitores da seção em que compareceu, ainda que apresente título de eleitor correspondente à seção e documento que comprove a identidade.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, o eleitor ainda tem à disposição o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), que pode prestar suporte. O atendimento é feito pelo site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) ou através do App WhatsApp por meio do número (71) 3373-7000, e no Telegram pode ser encontrado como @maiatrebot. O serviço, oferecido virtualmente, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Caso ocorra o 2º turno do pleito, a eleição será no dia 27 de outubro. Em ambos os turnos a votação acontece das 8h às 17h (no horário de Brasília).