Camaçari possui um Plano Municipal de Vacinação elaborado pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesau), o esquema tem como meta estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação no município. O início da imunização da população ocorrerá após o Governo Federal assinar contrato para a aquisição das doses previstas e o Estado fizer a distribuição para as cidades.
Feito isso, a previsão de início da ação é 24 horas após a chegada das doses no município. Entre as estratégias previstas estão: a vacinação por etapas, priorizando grupos específicos a cada fase, de acordo com critérios de risco e vulnerabilidade; e a centralização do local de vacinação para garantir, entre outras coisas, logística eficiente, segurança dos profissionais e usuários, controle e monitoramento da vacinação e armazenamento adequado das doses.
Entenda as fases
Com relação a aplicação das doses, os grupos prioritários serão vacinados por fases, cuja ordem de prioridade estará pautada na busca de preservação do funcionamento dos serviços de saúde, proteção dos indivíduos com maior risco de desenvolvimento de formas graves e óbitos, seguido da preservação do funcionamento dos serviços essenciais e proteção dos indivíduos com maior risco de infecção, tal como orientado pelo Ministério da Saúde.
Desta forma, na primeira fase serão vacinados os trabalhadores da área de saúde, as pessoas com idade acima de 75 anos, os idosos residentes em unidade de longa permanência e a população quilombolas. Nesta etapa, a estimativa é de que sejam imunizadas mais de 12 mil pessoas.
De acordo com o plano, serão quatro fases de vacinação, totalizando 49.859 pessoas vacinadas. Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e portadores de comorbidades. Na quarta e última fase, forças de segurança e salvamento, funcionário do sistema de privação de liberdade, trabalhadores educacionais, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário e metroferroviário de passageiros, e população privada de liberdade.
A vacinação somente ocorrerá através de agendamento prévio, segundo opções a seguir: pelo Aplicativo Ses@u + Perto de Você; link na internet, publicizado no site da Prefeitura; ou presencialmente, nas unidades de saúde do município.
Locais de vacinação
Camaçari terá duas unidades centrais que funcionarão provisoriamente na Unidade de Saúde da Família (USF) do Ponto Certo, na sede, e a outra na USF de Barra do Jacuípe, na costa. O funcionamento dos centros acontecerá todos os dias da semana inclusive aos domingos e feriados das 8h às 17h. Serão, no total, entre sede e costa, 10 salas de vacinação, podendo ser ampliada conforme a necessidade. Os insumos, como seringas, agulhas e demais materiais já estão garantidos e em quantidade suficiente para atender a demanda.
De acordo com o dimensionamento do plano, de que uma pessoa será vacinada a cada 10 minutos, a conclusão da aplicação das primeiras doses da vacinação de toda população de Camaçari ocorrerá em 104 dias. Para armazenar as vacinas, o município possui uma câmara fria (TPC) com capacidade de manutenção de temperaturas estáveis entre 2 e 8 graus centigrados (°C).
Sobre os dados quantitativos para cada público-alvo do município, vale ressaltar que a Sesau segue as orientações técnicas da Secretaria Estadual de Saúde, levando em consideração dados demográficos, bem como em sistemas de informação em saúde, dados informados pelos setores responsáveis, inclusive, com informações da última campanha de vacinação voltada para o mesmo público.