GOV
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Construções irregulares ameaçam praia de Arembepe

- Publicidade -
CETEP

Moradores e visitantes de Arembepe, orla de Camaçari, denunciam que estão impossibilitados de acessarem à praia do Piruí. Isso por conta da construção irregular de muros e villages na localidade. Segundo informações, máquinas estão destruindo as dunas, prejudicando também os ninhos de desova de tartarugas marinhas monitoradas pelo Projeto Tamar. As informações são da Revista Livre, uma publicação on line, divulgada nesta semana.

Veja, na íntegra, o texto:

A praia de Arembepe vai acabar

“A menina dos olhos de Camaçari está fadada à extinção. Se os órgãos públicos não tomarem uma atitude imediatamente, a Praia de Arembepe vai sumir.

Enquanto o governo municipal brinca de fazer maquiagens nas praças e passeios, a praia está sendo toda privatizada com construções na faixa preamar, bem debaixo das barbas da prefeitura.

Das duas uma: ou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Camaçari não fiscaliza as construções costeiras, ou está “liberando” alvará para construções em áreas da Marinha do Brasil.

São muros, construções em alvenaria, vilages, casas, e mais um monte de sei lá o quê, erguidos diariamente à revelia da legislação.
No Piruí, já são poucos os acessos públicos à praia (dois ou três). Só quem tem direito de frequentar a área marítima são os proprietários das construções à beira-mar.

1

Atenção Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Marinha do Brasil e Prefeitura Municipal de Camaçari: precisamos que os senhores saiam dos vossos gabinetes e venham até a beira mar da praia de Arembepe para verificar o que está acontecendo.

3 2

Por obrigação e favor, façam alguma coisa urgente!

Caro prefeito do município de Camaçari, Ademar Delgado, apreciador e morador de Arembepe, alongue sua caminhada matinal até o final da praia do Piruí e comprove as inúmeras vergonhas que estão erguendo sob seu governo.

Secretária do Desenvolvimento Urbano, Ana Lucia Costa, confiamos na senhora. Venha visitar a praia de Arembepe, da Aldeia ao Piruí, e perceba o quanto sua gestão fica manchada com os desmandos de omissão que acontecem por aqui.

Secretário de Turismo de Camaçari, José Cupertino, caminhe 500 metros a partir de sua residência, em direção a Aldeia Hippie, e comprove mais este crime ambiental. Veja as fotos que recebemos no dia de hoje, segunda-feira, 13, desta obra que inicia na estrada da Aldeia Hippie, ao lado da Praia da 3ª:

6

Uma máquina pesada simplesmente está destruindo as dunas preamar para a construção de um Vilage. Quem autorizou não sei, não existe nenhuma placa de liberação para o empreendimento.

De todos os responsáveis e irresponsáveis, o único que não pode fazer nada é o povo, que atônito, assiste diariamente os poucos espaços públicos de lazer e preservação ambiental serem loteados e cercados pelo poder econômico.

A revolta da população é enorme, pois além de privatizar mais uma área ambiental, a “terraplanagem” das dunas, violou os ninhos de desova de tartarugas marinhas monitoradas pelo Projeto Tamar.

Até quando veremos máquinas e homens destruindo a natureza e as autoridades inertes?

Até quando???”

Redação Nossa Metrópole

Fotos: Revista Livre

Compartilhar:

NM

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Serestão Camaçari, acontece em outubro no Clube Social

Se você é apaixonado por música e seresta, prepare-se...