Você já parou para contar quantas horas passa por dia no celular? De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Statista, o brasileiro ficava em média quatro horas e 48 minutos utilizando o aparelho em 2016. Na época, foi a média mais alta do mundo. E, se ainda esse número dobrou em relação há dois anos antes, imagina quanto tempo passamos navegando por ele hoje.
É fato que atualmente vivenciamos a “era das telas”. Estamos sempre em frente a uma tela, seja a do smartphone, do computador ou da televisão. E, claro, isso já está gerando consequências para a saúde. Principalmente para a dos olhos.
Visão turva, cansaço ocular e até a necessidade de óculos de grau são alguns dos problemas que tiveram aumentos significativos nos últimos anos. Coincidência? Especialistas da área dizem que não.
Nesta matéria você verá como o uso em excesso do celular pode causar problemas de visão, quais são as principais disfunções e dicas para prevenir-se.
O que acontece
O que afeta os olhos é a luz azul da tela do celular. A exposição frequente à radiação por fototoxicidade gera efeitos que vão se acumulando nas células da retina, danificando-a. Nos casos mais graves, pode ocasionar a degeneração da mácula, responsável pela visão central.
Outra situação é que piscamos menos devido à força que a visão faz para focar – esse movimento é inconsciente. Neste caso, ocorre a falta de lacrimação, o que prejudica a saúde dos olhos.
Problemas de visão
Olhos cansados, secos e irritados são os sintomas mais comuns do uso abusivo do celular. Mas, ainda há problemas maiores que podem ocorrer. Confira:
Falsa miopia
Quando os olhos não conseguem focar à distância por alguns instantes é chamado de falsa miopia. Na verdade, é a visão que ficou embaçada por causa do esforço maior que fizemos para manter o foco da visão por um período prolongado.
Dor de cabeça
Assim como os olhos, a cabeça e a mente também podem sofrer com dores, cansaço e fadiga. Portanto, é o mesmo problema: grande esforço para manter o foco da visão por um longo tempo em frente a uma tela pequena e com imagem reduzida.
Neste caso, é só deixar o celular de lado e descansar para melhorar os sintomas.
Cegueira temporária
Esse problema ocorre quando o cérebro demora um pouco para acostumar os olhos à claridade. Pois, quando dormimos, a nossa visão se adapta ao escuro. E, na hora que acordamos, já pegamos o celular.
E o que acontece? Não conseguimos manter os dois olhos abertos juntos. Então deixamos um aberto e outro fechado. E é nesse momento que o cérebro entende que o olho fechado é cego e demora um pouco mais para se adaptar à luz.
Degeneração macular
Com toda a certeza, um dos problemas mais sérios que o uso excessivo do celular pode causar. Uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Toledo, em Ohio, nos Estados Unidos, aponta que a luz azul das telas torna algumas moléculas do olho tóxicas, desgastando o globo ocular e gerando a degeneração macular. No longo prazo, pode gerar cegueira.
Previna-se
Em seguida, veja algumas atitudes simples que podem ajudar a manter a visão saudável:
Pisque muito;
Adeque o brilho;
Ajuste o contraste;
Diminua o reflexo;
Use o filtro de luz azul;
Faça pausas regulares;
Nos intervalos, faça o exercício de focar em objetos que estão distantes. Isso relaxa a musculatura;
Limpe a tela;
Mantenha uma distância boa da tela em que não force a visão.
Fonte – PHELCON