Defesa Civil alerta sobre riscos de incêndio em ambientes domésticos

- Publicidade -
Stand

O ambiente residencial, considerado por muitos como o mais seguro, também pode trazer situações de grande risco, a exemplo dos incêndios domésticos. Sobre este assunto, Ivanaldo Soares, gestor da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), órgão ligado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), apresenta importantes esclarecimentos para a população, que vão desde as formas de prevenção, até os cuidados que devem ser tomados em circunstâncias como essas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, as causas de incêndios dentro das residências são variadas, e podem ter relação com o escapamento de gás de cozinha, por conta da falta de manutenção da mangueira e válvula, que devem ser trocadas a cada três anos; como também com aparelhos elétricos que ficam ligados por muito tempo, a exemplo de ventiladores.

Foto: reprodução

Além disto, Ivanaldo Soares alerta para a atenção com o quadro de energia, que precisa ser avaliado periodicamente por profissionais preparados.

Alertando para os riscos de incêndios nos conjuntos habitacionais da cidade, a tomar como referência o ocorrido na noite desta segunda-feira (14/3), no Residencial Praia de Mutá, no bairro Ponto Certo, Ivanaldo chamou a atenção para os cuidados com os extintores de incêndio, que precisam estar em perfeitas condições de uso e dentro da validade.

Mas se a pane elétrica for no quadro de energia, nem o Corpo de Bombeiros tem a expertise para debelar o incêndio, o ideal é ligar para a Coelba e, enquanto espera, prestar atenção na segurança das pessoas”, ressaltou ao complementar, “o morador nunca pode dar uma de herói, se ele não tem nenhum preparo para debelar o fogo”.

Ventiladores cheios de poeira, aparelhos sem uso conectados à rede elétrica, ares-condicionados ligados em transformadores de energia inadequados, são práticas descritas pelo coordenador como “muito comuns e arriscadas”, que fez questão de reforçar, “já vimos aqui em Camaçari, diversas vezes, incêndios causados por transformador. Então, tudo tem que ser projetado, avaliado pelo profissional da área, para que possa dizer que tipo de equipamento usar”.

Entre as orientações de segurança que devem ser seguidas pela população está a de nunca resfriar as panelas de pressão embaixo de torneiras, uma vez que com o choque térmico pode ocorrer uma explosão. O conselho da Compdec é sempre agir de forma preventiva, dando a devida atenção à manutenção dos aparelhos domésticos, da rede elétrica, e ao prazo de validade de mangueiras e válvulas dos botijões de gás.

  • Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil através do 199 ou por meio do número corporativo (71) 99981-3641.

Compartilhar:

Otorrino

Destaques

Mais Notícias
Notícias

Ana Castela é acusada de estelionato e de golpe de mais R$ 150 milhões

Um escândalo envolvendo a cantora sertaneja Ana Castela e seu ex-investidor, Agesner Monteiro,...

UPA dos Phoc’s será reaberta na próxima segunda-feira (27)

A reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos...