Com objetivo de conscientizar a população sobre os perigos das queimadas, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), em parceria com a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Camaçari, realiza terça-feira (19/12), às 10h, um evento para tratar sobre o tema. O encontro acontecerá na sede da entidade de classe, situada na Rua Delegado Clayton Leão Chaves (antiga Rua da Rodoviária), n.º 55-A, bairro Nova Vitória.
A relevância do encontro se dá pelo fato de os incêndios em vegetação ocorrerem com muita frequência em Camaçari. Algumas ocorrências são provocadas por causas naturais e outras pela ação humana, quando pessoas ateiam fogo em lixo ou outros materiais.
Com foco na prevenção e combate aos incêndios florestais na sede e na costa do município, durante o evento, também estarão em pauta assuntos relacionados às leis vigentes, bem como aos malefícios das queimadas sobre a fauna, flora e à saúde da população, que pode desenvolver problemas respiratórios, a partir da inalação de fumaça.
Ao comentar sobre a importância da iniciativa, o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, pontuou que as queimadas em vegetação podem ocorrer durante todo ano, mas nos períodos mais quentes a incidência é maior. “Para se ter uma ideia, entre os meses de setembro e outubro registramos um número crescente de 26 incêndios. Com a chegada do verão, devemos aumentar o cuidado e a atenção”, destacou.
O encontro contará com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil e Militar, do Ministério Público (MP), de preposto das secretarias municipais, além da sociedade civil.
Ascom