Dia da Bandeira é celebrado com ato cívico em Camaçari

Em referência à instituição da bandeira nacional, a partir do decreto nº4 do ano de 1889, na data 19 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Bandeira. Como ato de resgate cívico, a Prefeitura realizou na manhã de hoje (19/11) um evento solene no Paço Municipal, com a substituição da bandeira do Brasil. O prefeito Ademar Delgado destacou a importância da iniciativa pelo fortalecimento do sentimento cívico. “Este é um compromisso e respeito ao símbolo maior da nossa pátria”, pontuou.

191115010356398442

Ao som do Hino à Bandeira, os servidores mais antigos da administração municipal, a auxiliar técnico Lucineide Araújo e o assistente de secretário, Isai Carlos Aguiar realizaram a incineração das antigas bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, auxiliados pela Defesa Civil.

Em seguida, as novas bandeiras foram apresentadas pelos atiradores do Tiro de Guerra de Camaçari e foram hasteadas ao som do Hino Nacional. A bandeira de Camaçari foi erguida pelo prefeito Ademar Delgado e pela vice-prefeita Carmem Siqueira, a da Bahia pelo Capitão do 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar), Diógenes da Paixão Virgens e pelo deputado estadual Bira Corôa (PT), e a do Brasil pelo comandante do Tiro de Guerra de Camaçari, subtenente Hélio Miranda.

A solenidade foi acompanhada ainda por alunos do 5º ano da Escola Municipal Luis Pereira Costa. O estudante Pedro Henryk Bezerra, de 10 anos, afirmou que é importante participar do ato cívico por exaltar o sentimento de nação. “Significa o nosso Brasil”, enfatizou o garoto. A bandeira nacional é um dos quatro Símbolos Nacionais Brasileiros, juntamente com o Hino Nacional, o Selo Nacional e o Brasão Nacional.

Participaram da celebração os secretários de Governo, Jailce Andrade, da Administração, Lezineide Andrade, da Saúde, Washington Couto, da Cultura, Vital Vasconcelos, e da Mulher, Miriam Bitencourt, o diretor-presidente da Limpec (Limpeza Pública de Camaçari), Luiz Macedo, o superintendente do Trânsito e Transportes, José Humberto Leite, o diretor-superintendente do ISSM (Instituto de Seguridade do Servidor Municipal), Renato Reis Brito, o ouvidor municipal, Temistocles Mattos, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim, o coordenador de Eventos, Fabio Matos, e o vereador Elias Natan (PV).

Fonte: Ascom / PMC