Pela primeira vez é comemorado em Camaçari o Dia Municipal da Capoeira. Para marcar a data, que é 27 de dezembro, a Prefeitura, através da Secult (Secretaria da Cultura), promove uma semana comemorativa que começou no dia 22 e tem encerramento no dia 27. As apresentações serão comandadas por grupos de capoeira do Município e um convidado.
O objetivo da semana é criar um entendimento da população sobre a capoeira, que é Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. Para fortalecer e fomentar os grupos de Camaçari, se apresentam grupos de todas as localidades do Município.
A lei que instituiu o Dia Municipal da Capoeira é a de número 1.322/14 e a data foi definida em homenagem ao dia do aniversário do mestre Petróleo, o mais antigo de Camaçari, do grupo Discípulos de Petróleo.
As ações comemorativas começaram ontem na Praça Abrantes, com o Grupo Ginga. Na sede do Município ainda tiveram apresentações dos grupos Filhos de Maré, no bairro Lama Preta, do Gei, na praça da Simpatia e do Discípulos do Petróleo, no bairro Phoc II. Na orla, a roda de capoeira foi em Barra do Jacuípe com o grupo Zambiacongo e em Arembepe com o Abolição.
O encerramento é com o grupo convidado do músico Tonho Matéria, Mangangá, que fará apresentação no Teatro Alberto Martins, às 19h30.
Programação
Dia 23 de dezembro
17h Grupo Kirubê – Arembepe, na praça Salustiano Santiago (Amendoeiras)
17h Grupo Viola de Ouro – Gleba H, em frente a Escola Municipal Alberto Ferreira Brandão
18h Grupo Engenho – Vila de Abrantes, praça da Matriz
Dia 26 de dezembro
16h Grupo Grande União – Centro, na praça Desembargador Montenegro
17h Grupo Estrela do Céu – Nova Vitória
19h Grupo Bimbaê – Parque das Mangabas, em frente ao Posto de Saúde
Dia 27 de dezembro
19h30 Grupo Mangangá – Teatro Alberto Martins
Fonte: Ascom / PMC