Participante da Olimpíada Nacional de Filosofia, o estudante Lucas Santos, do campus IFBA Camaçari, recebeu a medalha de bronze, respectivamente, ao ser classificado entre os melhores ensaios filosóficos da etapa nacional. O desafio aconteceu no período de 17 a 20 de outubro, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Cerca de 50 estudantes de todas as regiões do Brasil estiveram presentes na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para participarem da etapa nacional da Olimpíada Nacional de Filosofia (ONFIL), no período de 17 a 20 de outubro. Representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
A prova final foi realizada no dia 18 de outubro e consistiu na elaboração de um ensaio filosófico no período de quatro horas. “Os textos produzidos se destacaram em âmbito nacional pela profundidade das reflexões filosóficas, pela força argumentativa, pela coerência na construção das ideias e pela originalidade, sendo reconhecidos como os melhores da competição”, destaca a professora de Filosofia do IFBA, campus Valença, Jordânia Araújo, que coordenou o desafio na Bahia, com o apoio da professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenadora da competição na Região Nordeste, Gislene Vale dos Santos.
O estudante do quarto ano do curso técnico em Eletrotécnica, do campus Camaçari, Lucas Barreto Santos, que recebeu medalha de bronze, destaca a relevância da competição e os aspectos mais importantes na sua experiência como participante: “Desde a primeira vez que ouvi falar sobre Filosofia, ela faz parte de um lugar especial em mim. Os aspectos que nos tornam humanos são justamente centrais nessa matriz de conhecimentos. A ideia de uma Olimpíada Nacional de Filosofia veio em um momento perfeito, momento esse em que se despreza o estudo da área no Ensino Médio. Participar da Onfil, para mim, foi algo engrandecedor, sentar de frente para um computador só com suas ideias é algo que poucos jovens têm o hábito de fazer e, por isso, é importante apresentá-los a esse exercício. Tive a oportunidade de participar da fase final em Santa Maria (RS) e a experiência foi alucinante! Os temas propostos pela prova foram incríveis e escrever foi melhor ainda. Conquistei a medalha de Bronze na Nacional, e foi incrível, mas a maior experiência da Onfil são as pessoas que conhecemos no caminho! Foi uma honra estar com elas durante a fase final. Viva a Onfil, Viva a Filosofia”.
De acordo com relatos da coordenadora Jordânia Araújo, além da prova final, houve uma programação diversificada para os(as) participantes, nos âmbitos acadêmico, cultural e social. “Palestras e workshops inspiradores com grandes nomes da filosofia, um recital de piano emocionante na cerimônia de abertura, passeios pelas encantadoras paisagens de Vale Vêneto e São João do Polêsine, atividades descontraídas no belo campus da universidade, além de momentos de lazer e troca no hotel dos participantes”, conta.
O estudante ainda participará da seletiva nacional para a 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), que poderá levá-lo como representante do Brasil a Bari, na Itália, em maio de 2025. Essa participação foi garantida pela colocação dele na etapa regional, fato que possibilitou estar entre os 20 melhores. A seletiva acontecerá em Salvador, na Bahia, com data ainda por confirmar.
IFBA